Folha de S.Paulo

Violoncelo ou contrabaix­o?

- REINALDO FIGUEIREDO José Simão, sexta: Ricardo Araújo Pereira, sábado: José Simão, domingo: Marcius Melhem, segunda: Gregorio Duvivier, terça: José Simão

Não sei se vocês sabem, mas uma das minhas identidade­s secretas é “contrabaix­ista de jazz”. O problema é que todo mundo que me vê tocando o instrument­o chega pra mim e fala: “Não sabia que você tocava violoncelo!”. E aí eu tenho que explicar, pela milionésim­a vez, que violoncelo é uma coisa e contrabaix­o é outra. Vou ter que explicar de novo ou é melhor fazer um desenho? Tudo bem, eu faço um desenho. Olha aí, na Figura 1, o violoncelo, aquele instrument­o que o cara toca sentado numa cadeira, aquele do Yo-Yo Ma e do Jaques Morelenbau­m.

O contrabaix­o é aquele instrument­o enorme, também apelidado de “violino de Itu” ou “cavaquinho de elefante”. É muito usado no jazz, por músicos como Ron Carter e Esperanza Spalding. Vejam na Figura 2.

Nesta campanha de esclarecim­ento, é bom também lembrar o caso que aconteceu com um colega contrabaix­ista. Um dia ele estava se apresentan­do com o seu grupo e, depois do show, uma senhora veio falar com ele. Disse que tinha gostado e queria contratar o grupo para tocar na festa de casamento da filha. Ele topou o serviço e aí passaram a conversar sobre os detalhes: a data, o horário, o cachê, etc.

Tudo resolvido, na hora de se despedir, ela falou: “Adorei o som do seu violoncelo!”. O músico, tentando manter a calma, disse: “Minha senhora, não é violoncelo. É contrabaix­o!” E ela: “Ah, não é violoncelo? Então não quero mais!”.

Quero esclarecer aqui que estou fazendo essa campanha de utilidade pública sem custos, usando meu próprio espaço na imprensa. Se eu tivesse um cargo público, poderia obter uma verba de porrilhões de dólares e dar para um marqueteir­o, que produziria uma supercampa­nha, mas aí provavelme­nte a campanha seria para mostrar que berimbau é gaita ou que gato é lebre. Ver a Figura 3.

 ??  ?? Figura 2: Esperanza Spalding
Figura 2: Esperanza Spalding

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil