Folha de S.Paulo

Temer aprova projeto de socorro a Estados

Governos de Rio, Minas e Rio Grande do Sul são os principais interessad­os em auxílio

-

O presidente Michel Temer sancionou, sem vetos, o projeto de socorro aos Estados em calamidade financeira.

O Rio de Janeiro é o primeiro da fila de interessad­os no socorro. Rio Grande do Sul e Minas Gerais também são candidatos ao auxílio.

O programa permite que Estados em calamidade financeira deixem de pagar a dívida com a União e com os bancos estatais por três anos.

Para o benefício, é preciso que seja feito um ajuste fiscal rigoroso: com privatizaç­ão de estatais e congelamen­to de salários de servidores.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional alivia as contrapart­idas exigidas no projeto inicial, mas recebeu a bênção do governo. Uma derrota para o Ministério da Fazenda foi a derrubada, na Câmara, do aumento da contribuiç­ão previdenci­ária dos servidores, de 11% para no mínimo 14%, como condição para a ajuda aos Estados.

O texto também amplia a lista de ativos que podem ser privatizad­os sob supervisão da União para que os Estados reequilibr­em suas contas. Além de empresas de energia, saneamento e bancos, o texto incluiu um “outros”, abrindo a possibilid­ade de entrega de imóveis ao governo federal.

Também caiu a exigência de que os Estados não possam conceder benefícios e vantagens a servidores durante a vigência do programa de socorro, como licença-prêmio, e reajustes automático­s de acordo com o tempo de trabalho do funcionári­o no serviço público. (GUSTAVO URIBE E TALITA FERNANDES)

 ?? Eric Risberg - 13.dez.16/Associated Press ?? » RISCO O engenheiro Anthony Levandowsk­i, que a Uber ameaça demitir se não devolver documentos que a unidade de carros autônomos do Google o acusa de ter roubado
Eric Risberg - 13.dez.16/Associated Press » RISCO O engenheiro Anthony Levandowsk­i, que a Uber ameaça demitir se não devolver documentos que a unidade de carros autônomos do Google o acusa de ter roubado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil