Folha de S.Paulo

Americano deixa em aberto retorno a Acordo de Paris

Em visita à França, Trump afirma que ‘alguma coisa pode acontecer’ sobre pacto contra mudança climática

- NELSON DE SÁ

No primeiro dia de sua visita à França, o presidente americano, Donald Trump, deixou em aberto nesta quinta-feira (13) a possibilid­ade de os EUA retornarem ao Acordo de Paris sobre o clima —do qual Trump decidiu se retirar em junho.

“Alguma coisa pode acontecer com relação ao Acordo de Paris. Veremos o que acontece”, disse o líder americano, em entrevista coletiva com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Antes de receber Trump no Palácio do Eliseu, Macron disse à imprensa: “Tenho um desacordo grande com o presidente Trump, todos sabem. É sobre o clima. E isso foi dito a ele cara a cara e em reuniões de trabalho”.

À época do anúncio da saída dos EUA do pacto climático, em 1º de junho, Macron pediu aos americanos que não cometessem “um erro com o clima. Não há plano B porque não há planeta B”.

Os dois líderes concordara­m em estabelece­r um plano conjunto de ação para o futuro da Síria após a guerra civil, que se desenrola no país desde 2011, e afirmaram que estão de acordo em termos de segurança e estabilida­de no Oriente Médio.

Antes de se encontrar com o presidente americano, Macron afirmou que ter relações com Trump é “óbvio e indispensá­vel”. O francês também esteve nesta quinta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel, que visitou Paris.

“Convidei o presidente Trump e me surpreende que isso desperte tantos debates e críticas”, disse Macron.

Depois que o americano anunciou a saída do pacto climático, o presidente francês lançou uma iniciativa para reforçar a liderança de Paris no terreno do combate às mudanças climáticas.

As diferenças ficaram claras na cúpula do G20, no fim de semana, quando a França foi uma das principais articulado­ras da declaração de defesa do acordo do clima.

O grupo rompeu o procedimen­to de consenso ao mencionar a posição contrária dos americanos, isolando Trump. A questão climática

 ?? Michel Euler/Reuters ?? » ‘EM BOA FORMA’ Ao ser recebido em Paris, o presidente Donald Trump elogiou a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, a quem chamou de ‘linda’
Michel Euler/Reuters » ‘EM BOA FORMA’ Ao ser recebido em Paris, o presidente Donald Trump elogiou a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, a quem chamou de ‘linda’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil