Folha de S.Paulo

Quartabê retoma repertório de Moacir Santos em novo trabalho

Show do EP ‘Depê’, nesta sexta, terá a participaç­ão de MC Soffia

-

Depois de lançar seu álbum de estreia, “Lição #1: Moacir”, a Quartabê retorna com o EP “Depê”, em que revê a mesma matéria, ou seja, o repertório do maestro pernambuca­no Moacir Santos.

As cinco faixas de autoria do homenagead­o, disponívei­s nas plataforma­s digitais desde o fim de junho, serão apresentad­as com os arranjos do quinteto em show nesta sexta-feira (14), no Sesc Pompeia.

Desta vez, o grupo contou com as participaç­ões de Juçara Marçal, Tulipa Ruiz, Tim Bernardes, Arrigo Barnabé e MC Soffia —os dois últimos também fazem ponta na apresentaç­ão ao vivo.

“A gente foi fazer ‘Lição 1’ e viu quão gigante é a obra do Moacir”, diz a baterista Mariá Portugal. “Eram possibilid­ades infinitas, uma música mais bonita que a outra.”

Diferentem­ente do primeiro trabalho, instrument­al, o EP dá lugar a canções.

Em “Maracatu Nação do Amor”, por exemplo, MC Soffia reveza os vocais com Juçara Marçal. Já em “Lembre-se”, composição de Santos com Vinicius de Moraes, o grupo recebe Arrigo Barnabé.

“Curiosamen­te as pessoas não conhecem tanto [o repertório de Moacir Santos], apesar daquele trabalho lindo que foi o ‘Ouro Negro’, de resgate da obra dele, que o apresentou para muita gente”, diz.

Para Portugal, a obra de

“mestre, sintetizou elementos da música brasileira de uma maneira muito singular. Ainda é um tesouro a ser descoberto

MARIÁ PORTUGAL Santos ficou oculta depois que o músico se mudou para Pasadena, nos EUA, onde fez carreira como compositor de trilhas de cinema.

“Ele foi um mestre, sintetizou elementos da música brasileira de uma maneira muito singular, de um jeito sintético e inventivo. Ele ainda é um tesouro a ser descoberto.”

Apesar de ter sido formado, em 2014, para criar releituras da obra de Santos, o grupo se despede, por enquanto, do mestre. “A nossa ideia é seguir falando sobre outros professore­s”, diz Portugal.

Quartabê já planeja um novo álbum com composiçõe­s de outro compositor —ainda não revelado. Uma prévia do novo trabalho será apresentad­a no Instituto Moreira Salles em setembro. (AN) QUANDO sex. (14), às 21h ONDE Sesc Pompeia, R. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700 QUANTO de R$ 6 a R$ 20; 12 anos

 ?? Pedro Marghetiro/Divulagaçã­o ?? O quinteto formado em 2014 para realizar releituras da obra do maestro pernambuca­no
Pedro Marghetiro/Divulagaçã­o O quinteto formado em 2014 para realizar releituras da obra do maestro pernambuca­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil