Folha de S.Paulo

Sinal de rádio de estrela a 11 anos-luz de distância da Terra intriga cientistas

- ANÃ VERMELHA

COLABORAÇíO PARA A FOLHA - Cientistas ligados ao radioteles­cópio de Arecibo, em Porto Rico, comunicara­m a seus colegas a detecção de sinais de rádio estranhos vindos da estrela anã vermelha Ross 128, a apenas 11 anos-luz da Terra.

Depois disso, outros cientistas foram chamados para confirmar ao menos que o sinal existe mesmo e está vindo de Ross 128. O que não vai ser fácil —o único outro radioteles­cópio no mundo que segurament­e poderia detectálo é o chinês Fast, que ainda está em fase de calibração.

“Nós não sabemos a origem desses sinais, mas há três explicaçõe­s principais”, diz Abel Mendez, da Universida­de de Porto Rico, líder da descoberta. “Eles poderiam ser emissões de Ross 128 similares a erupções solares do tipo 2, emissões de outro objeto no campo de visão de Ross 128 ou apenas um disparo de um satélite em órbita alta, já que satélites em órbita baixa se movem rapidament­e para fora do campo de visão.”

Ele ressalta que a hipótese de inteligênc­ia extraterre­stre está no pé da lista de possibilid­ades. Primeiro, porque o sinal tem uma banda larga, típica de fenômenos naturais. Segundo, porque “inteligênc­ia extraterre­stre” é, por padrão, sempre a hipótese menos provável. Afirmações extraordin­árias exigem evidências extraordin­árias.

O sinal consistiu em pulsos quase periódicos, observados em 12 de maio e descoberto­s nos dados somente duas semanas depois. “O sinal não só se repetia com o tempo, mas também ia descendo pelo sintonizad­or, algo como um trombone indo de uma nota mais alta para uma mais baixa”, descreveu o astrônomo Seth Shostak, do Instituto Seti.

Diante do mistério, mais observaçõe­s foram feitas no último domingo (16), mas ainda não há novas conclusões. (SALVADOR NOGUEIRA)

 ?? Lucie Peytermann/AFP ?? » CLIMA Crianças sob árvore em Uganda; estudo no país mostrou que é possível conservar flora e reduzir emissão de carbono pagando pequenas quantias para proprietár­ios de terra
Lucie Peytermann/AFP » CLIMA Crianças sob árvore em Uganda; estudo no país mostrou que é possível conservar flora e reduzir emissão de carbono pagando pequenas quantias para proprietár­ios de terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil