Folha de S.Paulo

Sessions falou de campanha com embaixador russo, afirma jornal

‘Washington Post’ cita relatórios da espionagem americana

-

O secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, discutiu temas relacionad­os à campanha do republican­o Donald Trump com o embaixador russo no país, informou o jornal “Washington Post”.

O jornal cita membros do governo atual e do anterior que tiveram acesso a relatórios do diplomata Sergei Kislyak sobre seus encontros com Sessions, então assessor de Trump, enviados a seus chefes em Moscou e intercepta­dos pelo serviço de inteligênc­ia dos EUA.

Um dos funcionári­os do governo disse ao jornal que as conversas incluíram temas como as posições de Trump sobre assuntos relacionad­os à Rússia e prospectos da relação entre os países sob uma eventual presidênci­a do republican­o.

O jornal ressalva, contudo, que a informação vem unicamente do relato de Kislyak sobre as conversas e que o embaixador russo pode ter exagerado ou mesmo mentido sobre o teor da reunião com Sessions a seus superiores.

A estratégia é comum entre diplomatas para fingir influência maior no país em que atuam ou mesmo para confundir o serviço de espionagem americano.

Kislyak relata duas conversas com Sessions, então senador dos EUA e conselheir­o de política externa de Trump. O americano não nega as conversas, mas diz que não abordaram a campanha presidenci­al americana.

A imprensa americana já revelara os dois encontros de Sessions com o embaixador durante a campanha de 2016. Depois disso, o secretário anunciou que estava se afastando da investigaç­ão sobre a possível interferên­cia da Rússia nas eleições americanas, em favor de Trump.

 ?? Jim Watson-13.jul.2017/AFP ?? Secretário de Justiça Jeff Sessions em entrevista coletiva RETALIAÇÃO
Jim Watson-13.jul.2017/AFP Secretário de Justiça Jeff Sessions em entrevista coletiva RETALIAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil