Folha de S.Paulo

Fez os gaúchos lerem jornal de trás pra frente

- FERNANDA PEREIRA NEVES ODILA ALVES COSTA CELICO - Aos 99, viúva de Oswaldo Romeu Celico. Crematório Vila Alpina, av. Francisco Falconi, 837, Vila Alpina. MARIA VITA CORDEIRO LOPES - Neste domingo (23), às 19h, na Paróquia Nossa Sra. dos Prazeres, av. Gal.

Eternos rivais do futebol brasileiro, Grêmio e Internacio­nal iniciaram a quinta-feira (20) com mensagens muito parecidas: um lamento pelo jornalista Paulo Sant’Ana.

Com isso, os menos informados poderiam imaginar o homenagead­o como um torcedor neutro, de palavras macias, já que conquistou os dois clubes, mas estariam errados.

Sant’Ana era sarcástico, perspicaz e extremamen­te crítico, além de gremista fanático. Mas, acima de tudo, alimentava a rivalidade saudá- vel dos torcedores gaúchos.

Nascido em Porto Alegre, foi feirante e inspetor de polícia antes de entrar para o jornalismo, no início da década de 1970, como comentaris­ta esportivo da Rádio Gaúcha.

“Foi o primeiro jornalista a assumir seu clube do coração num Estado com uma cultura de polarizaçã­o muito grande. Isso deu destaque”, lembra Eduardo Sirotsky Melzer, amigo e presidente do Grupo RBS.

Considerad­o um jornalista multimídia, também escreveu crônicas no jornal “Zero Hora” e fez comentário­s no “Jornal do Almoço”, da TV RBS.

Brincalhão, engraçado, estava em todas as rodinhas de conversa que se formavam na Redação. Diante das câmeras, chegou a arriscar no canto, na dançar e até em fantasias.

Na década de 1980, ganhou ainda mais destaque escrevendo sobre assuntos gerais em uma coluna na penúltima página do “ZH”. Foi abordando questões como acidentes de trânsito, inflação e preço da gasolina que Sant’Ana fez os gaúchos começaram a ler o jornal de trás pra frente.

Morreu na noite de quartafeir­a (19), aos 78 anos, após um ataque cardíaco. Deixa a mulher, Inajara, e três filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA 1º MÊS

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil