Folha de S.Paulo

Não deixe o samba morrer

-

A programaçã­o da Casa Folha será intensa durante a 15ª edição da Flip (Festa Literária Internacio­nal de Paraty), no Rio de Janeiro.

Gratuita e com dez mesas, de quinta (27/7) a domingo (30/7), trará conversas com escritores, tradutores e personalid­ades, com mediação de profission­ais do jornal.

Logo na quinta (27), um dos destaques é o encontro entre o jornalista Lira Neto, autor de “Uma História do Samba - As Origens”, primeiro livro de uma trilogia sobre o ritmo, e Nelson Sargento, um dos grandes sambistas da Mangueira. O papo é às 17h30.

Já na sexta (28), vale conferir, às 10h, entre outros debates, o encontro com o médico Drauzio Varella, colunista do jornal. Ele conversa com a jornalista Fernanda Mena sobre “Prisioneir­as”, o último livro de sua trilogia sobre prisões.

No terceiro dia, sábado (29), o racismo no passado e presente é o assunto, às 10h. É quando acontece o debate entre a historiado­ra Lilia Moritz Schwarcz, que acaba de lançar “Triste Visionário”, biografia de Lima Barreto, e Lázaro Ramos, que divulga “Na Minha Pele”, livro de memórias sobre o racismo. A dupla discutirá a questão racial no país.

No mesmo dia, às 17h30, o escritor Cristovão Tezza e a atriz Fernanda Torres, colunistas da Folha, se encontram para discutir escrita e leitura.

Para encerrar as atividades, no domingo (30), o público poderá acompanhar um papo entre a escritora angolana Djaimilia Pereira de Lira Neto e Nelson Sargento Mediação: André Barcinski Almeida, que lança no Brasil “Esse Cabelo”, e Paulo Werneck, editor da revista literária “Quatro Cinco Um”. O tema dessa vez será “literatura fora do eixo”.

Todos os debates na Casa Folha serão disponibil­izados on-line na TV Folha (folha. com/tvfolha) para quem quiser acompanhá-los à distância.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil