Folha de S.Paulo

Do Santos Futebol Clube sou candidatís­simo.

-

João Doria (PSDB) é “candidatís­simo” a presidente. “Do Santos F.C.” Já do Brasil F.C. é outra história.

Ainda que mantenha seu discurso de que jamais enfrentari­a o aliado Geraldo Alckmin em prévias do PSDB, o prefeito de São Paulo derrapa na oratória de não renunciar ao cargo para concorrer em 2018.

É quando fala de seu antagonism­o com Lula (PT), a quem acha que falta “suavidade”. “Haverá um momento da disputa em que [rivalizar com o ex-presidente] será inevitável”, diz.

E o estilo Doria? “Doce e duro”, afirma à Folha em café da manhã com frutas, suco de laranja e dois capuccinos, num hotel de luxo em Shenzhen, para onde viajou a convite do governo chinês. Folha - Alckmin disse categorica­mente que o sr. não disputará prévias no PSDB com ele. Tem a mesma certeza?

João Doria - Se houver prévias no PSDB para indicação ao candidato à Presidênci­a, e delas o governador participar, eu não participar­ei. Não vou disputar com Alckmin, a quem devo respeito, solidaried­adeeamizad­e. Deseja ser presidente? E do Brasil F.C.? forasteiro que não reza muito pela cartilha do partido. Isso o incomoda?

O PSDB é um partido com grandes cabeças, e todas não têm o mesmo pensamento e nem deveriam ter. É um partido que respeita a democracia, e eu respeito o PSDB. Sua oratória contra Lula não se restringe a ele, mas aos seguidores. Não teme alienar mais de 30% do eleitorado que se diz disposto a votar nele?

Não escondo minhas posturas, principalm­ente no antagonism­o ao PT. Mesmo que isso contrarie uma parte do eleitorado a favor do Lula, faço questão de ficar do outro lado.

Mas se um não quer, dois não brigam.

Haverá um momento da disputa em que isso será inevitável, por causa do estilo Lula de ser e de fazer campanha. Ele tem uma forma de conduzir principalm­ente sua vida política que não é suave. Haverá um momento na campanha em que essas circunstân­cias serão ainda mais marcadas. E o estilo Doria é suave? O ex-presidente disse que “o Doria tem que se provar. Por enquanto, ele não é nada. É só o João trabalhado­r que não trabalha”.

Lula tem memória curta e seletiva. Minha primeira prova eu já demonstrei: ganhei a eleição do candidato dele no primeiro turno. que não o faria, e isso o assombra até hoje. Assinaria um documento dizendo que não fará o mesmo?

Você deve ser a 37ª pessoa que me lembra disso, e eu pela 37ª vez volto a dizer: sou prefeito eleito para cumprir quatro anos de mandato.

 ?? Anna Virginia Balloussie­r/Folhapress ?? O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), durante viagem à China, em que foi buscar investimen­tos para a cidade
Anna Virginia Balloussie­r/Folhapress O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), durante viagem à China, em que foi buscar investimen­tos para a cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil