Folha de S.Paulo

Negociação na Venezuela tem que ocorrer antes de banho de sangue, diz Aloysio

- DANIEL CARVALHO BRUNO BOGHOSSIAN

Diante do impasse nas tratativas do Mercosul para encerrar a crise na Venezuela, o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse concordar com a participaç­ão de outros países, como Cuba e Colômbia, nas articulaçõ­es.

Em entrevista à Folha ,o chanceler brasileiro afirmou ainda achar difícil que o presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, aceite discutir com seriedade a retomada de condições democrátic­as no país. Folha - O Brasil trabalha por uma saída para a crise na Venezuela, mas o desfecho parece distante. Haverá solução?

Aloysio Nunes - A solução é a negociação. Há um equilíbrio extremamen­te instável. Há uma oposição com grande apoio popular e existe o chavismo, que tem como protagonis­ta um homem que perdeu o limite, que é o [Nicolás] Maduro. Debaixo disso, há uma economia desorganiz­ada, desabastec­imento, inseguranç­a. Uma situação que não pode perdurar. Quando essa negociação deve ser concluída?

Antes do banho de sangue. Maduro aponta para uma saída revolucion­ária, de ruptura da ordem democrátic­a, inviável. A tendência é que a democracia prevaleça. Fora isso, há o quê? Guerra civil, a vitória de um e a derrota de outro. Como o Mercosul vai reagir à eleição da Assembleia Constituin­te convocada por Maduro?

A Venezuela já está suspensa dos órgãos diretivos do Mercosul pelo não cumpriment­o de compromiss­os, de ordem econômica, comercial, legal. O que fizemos agora foi um segundo passo previsto no protocolo de Ushuaia para, se não for restabelec­ida a democracia, cuja ruptura foi reconhecid­a em 1º de abril, [haver] nova suspensão com base no descumprim­ento da cláusula democrátic­a. Havia uma expectativ­a de uma medida mais dura.

A Venezuela foi convidada para mandar um representa­nte a Brasília para explicar como justificam seu regime. Se dessa iniciativa não resultar nenhum progresso em relação à questão democrátic­a, então dá-se um passo que é a nova suspensão. O que o Mercosul espera desse processo de consultas?

 ??  ?? O ministro Aloysio Nunes dá entrevista no Itamaraty
O ministro Aloysio Nunes dá entrevista no Itamaraty

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil