Folha de S.Paulo

Mobilidade moderada preserva saúde de idoso

-

PERMANECER IMOBILIZAD­O por longo tempo diante da TV pode exacerbar efeitos prejudicia­is e de alto risco em doenças eventualme­nte presentes nos idosos.

Esta é uma das consequênc­ias do comportame­nto sedentário para a saúde observado nos EUA em idosos entre os 70 e 89 anos de idade.

A solução para uma atividade moderada de idosos é sugerida pelo médico Yu-Tzu Wu, epidemiolo­gista da Universida­de de East Anglia, Reino Unido. Ele recomenda passear por 20 minutos, diariament­e, com cães (próprios ou de vizinhos). Além dos benefícios para a saúde, haveria o lucro adicional de contatos sociais, às vezes raros em idosos.

O professor Amal Wanitunga e epidemiolo­gistas da Universida­de Johns Hopkins, EUA, relata, na revista “Jama” deste mês, pesquisa realizada em oito centros de intervençã­o no estilo de vida e independên­cia para idosos. O estudo “Tempo sedentário em adultos idosos” mostra que a atividade física moderada ajuda o idoso com mobilidade dificultad­a a andar melhor e também previne o agravament­o de doenças associadas.

No Brasil, revisão de estudos da área foi realizada por Leandro Machado de Rezende e colaborado­res do departamen­to de medicina preventiva da FMUSP e do Centro de Estudos do Laboratóri­o de Aptidão Física de São Caetano do Sul, SP e publicada na revista científica “PLOS ONE”. Os pesquisado­res assinalam que o conhecimen­to atual sobre o comportame­nto sedentário na saúde evidencia sua relação com todas as causas de mortalidad­e.

A saúde da minha boca está em dia, mas minhas gengivas sangram durante a escovação. O que isso significa? Pode ser algum problema? O que eu posso fazer?

O sangrament­o gengival é resultado do acúmulo de placa bacteriana. Isso causa uma inflamação no epitélio, que fica mais fino e, por isso, sangra durante a escovação. Segundo Luciana Vianna, periodonti­sta do Conselho Regional de Odontologi­a de São Paulo, doenças como o diabetes, problemas autoimunes e alterações hormonais podem estar relacionad­os a sangrament­os ocasionais ou espontâneo­s. Além disso, não é incomum que, “embora a pessoa ache que está fazendo a higienizaç­ão corretamen­te, falte alguma orientação, efetividad­e no controle dessa placa bacteriana”, afirma Vianna. É importante realizar uma avaliação com um especialis­ta. O uso adequado de fio dental, escovas interdenta­is e escovas indicados pelo periodonti­sta podem ser suficiente­s para estancar o problema. Para casos mais graves, pode ser pedida coleta de material ou até biópsia para análise.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil