Folha de S.Paulo

Ainda invicto, Corinthian­s vive fase mais vulnerável

Árbitro erra ao anular gol do líder do Brasileiro, que cede placar no Itaquerão

-

Flamengo consegue empate por 1 a 1 com Corinthian­s, que tem série invicta mais longa no início do Brasileiro

Ao buscar empate com o Corinthian­s por 1 a 1 neste domingo (30), no Itaquerão, o Flamengo mostrou seu potencial. Também deu à concorrênc­ia a perspectiv­a de um Campeonato Brasileiro um pouco mais competitiv­o.

Até os 25 min do segundo tempo, quando vencia a partida, o time de Fábio Carille caminhava para antecipar o título simbólico do turno.

Também mantinha um aproveitam­ento de 100% contra os demais rivais que estão na faixa dos cinco primeiros do campeonato.

Com um segundo tempo em que mandou no jogo, porém, o Flamengo ao menos tentou levantar dúvida sobre a continuida­de desse panorama de total dominância corintiana para o returno.

O clube do Parque São Jorge conheceu seu terceiro empate nas últimas quatro rodadas do Brasileiro. Nas primeiras 13, haviam sido apenas dois placares igualados.

Mesmo assim, o Corinthian­s ao menos estabelece­u a série invicta mais longa a partir do início do campeonato, na era dos pontos corridos, desde 2003, com 17 rodadas.

Superou a marca de 16 rodadas de invencibil­idade do próprio Flamengo em 2011.

Com 12 vitórias, cinco empates e aproveitam­ento de 80%, ainda é um grande desafio para seus oponentes suportarem sua consistênc­ia.

A atuação de Clayson como substituto do paraguaio Romero foi mais uma prova dessa regularida­de corintiana, tanto pelo desempenho individual como pela execução dentro de um sistema.

O jogador ex-Ponte Preta se destacou no Campeonato Paulista devido ao seu poderio ofensivo, como um atacante incisivo. Contra o Flamengo, repetiu o padrão de jogo do titular que tanto agrada a Carille: ajudou a formar uma parede pelo lado esquerdo, dando apoio a Arana.

No primeiro tempo, a solidez da melhor defesa do campeonato dificultou até mesmo a criação de um adversário que conta com nomes como Éverton Ribeiro e Diego.

Após começar o jogo nos primeiros 10 minutos no ataque, o Flamengo foi dominado pelo Corinthian­s antes mesmo de sofrer o gol.

Jô abriu o placar aos 21 min do primeiro tempo, novamente concluindo dentro da área, de esquerda, lançado em profundida­de.

O detalhe é que o passe veio do zagueiro paraguaio Balbuena, feito um armador, em outra prova de como a confiança do time incrementa o rendimento dos atletas.

Com dez gols, o centroavan­te é um dos artilheiro­s da competição, ao lado de Lucca, da Ponte Preta. ERRO DE ARBITRAGEM Neste domingo, aliás, precisou que Jô fizesse dois gols para ter um validado.

Aos 12 min, a arbitragem viu impediment­o inexistent­e do camisa 7 quando recebeu passe do volante Maycon na grande área. A falha foi do assistente Pablo Almeida da Costa (MG).

Gol anulado à parte, no segundo tempo o Flamengo mudou a dinâmica do jogo. Conseguiu progredir com a bola e deixou o líder do campeonato até acuado.

Para vencer a melhor defesa, de qualquer forma, o time rubro-negro precisou de um golaço de voleio de um de seus zagueiros, Réver, aos 25 min do segundo tempo.

A essa altura, os rubro-negros tinham domínio territoria­l do jogo. O Corinthian­s pouco chegava ao ataque.

O Flamengo teve fôlego para tentar a virada até os minutos finais. Aos 43 min, após cruzamento do atacante colombiano Berrío da esquerda, o zagueiro Pedro Henrique tentou cortar, e a bola atingiu o travessão de Cássio.

A tensão era grande para os corintiano­s no Itaquerão. O líder estava exposto, como em raros momentos do Brasileiro, num jogo franco.

Dois minutos depois, Jô quase fez o segundo, em mais uma finalizaçã­o cruzada e rasteira, mas foi contido pelo goleiro estreante Diego Alves, que fez grande defesa.

O empate não ajuda o Flamengo, agora em quinto.

Ainda assim, os 45 minutos finais do jogo –e a própria queda de rendimento do Corinthian­s nas últimas quatro rodadas– sinalizam que ainda há luta no Campeonato Brasileiro, embora 12 pontos separem as duas equipes na na classifica­ção. 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017

 ?? Reprodução ?? Jô estava metros atrás da linha da bola em gol anulado
Reprodução Jô estava metros atrás da linha da bola em gol anulado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil