Folha de S.Paulo

PM reforça efetivo de segurança perto do Congresso para votação

Em maio, houve depredação em protestos contra governo Temer

-

A Polícia Militar do Distrito Federal irá reforçar a segurança na Esplanada dos Ministério­s nesta quarta-feira (2), data em que está marcada a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados.

Em nota, a PM informa que haverá reforço policial em toda a Esplanada, “a fim de garantir a ordem pública e a incolumida­de das pessoas e do patrimônio público”.

Para isso, além do efetivo da área, serão empregadas as unidades especializ­adas Patamo, Batalhão de Choque, Rotam, Regimento de Policiamen­to Montada, entre outros, informa.

O total de policiais que deve fazer parte deste reforço não foi divulgado.

Não está prevista a interdição de vias, a princípio.

Questionad­a, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal declara que a pasta não foi informada oficialmen­te sobre manifestaç­ões programada­s no local, mas que terá equipes de prontidão para atuar em possíveis protestos.

Na época da votação do impeachmen­t de Dilma Rousseff, em abril de 2016, a previsão de manifestaç­ões de grupos opostos levou o governo do Distrito Federal a instalar um muro no meio da Esplanada e a reforçar o efetivo com membros da Força Nacional.

Naquela ocasião, não houve ocorrência­s relevantes.

Em maio deste ano, protesto organizado por centrais sindicais e movimentos de esquerda pela saída do presidente, contra as reformas da previdenci­ária e trabalhist­a e a favor da convocação de eleições presidenci­ais diretas acabou em depredação e com quase 50 pessoas feridas.

Um dia depois, Temer assinou decreto que autorizou o emprego das Forças Armadas por uma semana para a garantia da lei e da ordem no Distrito Federal.

A autorizaçã­o, no entanto, foi revogada pelo presidente um dia depois.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil