Folha de S.Paulo

Gilmar diz que PGR ficou ‘a reboque das loucuras’ de Janot

-

DE BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse que a mudança na cúpula da Procurador­iaGeral da República pode trazer “decência e normalidad­e” à instituiçã­o, que, segundo ele, ficou “a reboque das loucuras” do procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixa o cargo em 17 de setembro.

Nesta terça (1º ), ao chegar à sessão da Segunda Turma do STF, Gilmar afirmou a jornalista­s que o direito penal brasileiro “foi todo reescrito e agora precisa ser arrumado”.

Segundo ele, o tribunal “foi muito concessivo e contribuiu para essa bagunça completa”.

“E ficou a reboque das loucuras do procurador”, disse. “Certamente o tribunal vai ter que se reposicion­ar para voltar a um quadro de normalidad­e e decência.”

Ele voltou a criticar o novo pedido de prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) feito pela Procurador­ia. Mais cedo, Gilmar já havia alfinetado Janot ao dizer que “os atores jurídicos políticos devem ler a Constituiç­ão”.

“Não estou falando sobre situação nenhuma. Você tem que ler a Constituiç­ão e saber que prisão de parlamenta­r só ocorre em flagrante delito”, afirmou.

“A ‘doutrina Janot’ é muito interessan­te”, completou o ministro do Supremo.

 ?? Renato Costa/FramePhoto ?? O procurador-geral, Rodrigo Janot, durante entrevista JUSTIÇA
Renato Costa/FramePhoto O procurador-geral, Rodrigo Janot, durante entrevista JUSTIÇA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil