Folha de S.Paulo

Mulher e filho de Maduro estão entre eleitos para a Constituin­te

- DE SÃO PAULO NELSON DE SÁ

A mulher e o filho do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foram eleitos entre os integrante­s da Assembleia Constituin­te, assim como os principais membros da cúpula do chavismo.

A eleição do último domingo (30) confirmou a expectativ­a do líder, que poderá avançar com as medidas que deseja com a troca da Constituiç­ão —como aumentar seus poderes e tentar acabar com os protestos da oposição.

Os nomes dos eleitos começaram a ser divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Conselho Nacional Eleitoral, e alguns foram diplomados. O número de votos que cada um teve, porém, não foi revelado.

Nicolás Maduro Guerra, 27, concorreu a sua primeira eleição e será constituin­te setorial dos servidores públicos. Ele ocupou diversos cargos estatais desde que o pai assumiu a Presidênci­a, em 2013.

Sua madrasta, Cilia Flores, 64, chamada no chavismo de “primeira combatente”, é cotada para ser vice-presidente da Constituin­te. O comando da Casa deverá ficar com o radical Diosdado Cabello, número dois do chavismo.

Já a ex-chanceler Delcy Rodríguez foi designada por Maduro para uma comissão da verdade “sobre a violência política desde 1999”, ano da posse de Hugo Chávez (19542013) —que a oposição teme ser usada para torná-la ilegal.

Enquanto os constituin­tes eram diplomados, a Assembleia Nacional declarou não reconhecer os resultados da eleição para a Constituin­te e sua instalação, prevista para a próxima quinta (3).

Eles receberam o apoio de três chavistas dissidente­s. A sessão aconteceu apesar do bloqueio de militantes governista­s ao Palácio Legislativ­o. ADÁN CHÁVEZ Irmão mais velho de Hugo Chávez, foi governador de Barinas e era ministro da Cultura antes da eleição HÉCTOR RODRÍGUEZ Ex-líder governista na Assembleia Nacional IRIS VARELA ex-ministra, é alvo de sanções dos EUA FRANCISCO AMELIACH ex-governador do Estado de Carabobo CARMEN MELÉNDEZ almirante, ex-ministra da Defesa e ex-chefe de gabinete de Maduro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil