Folha de S.Paulo

Caminhonei­ros travam estradas em protesto contra alta do diesel

Juiz suspende reajuste, mas decisão vale apenas para a Paraíba

-

FOLHA

Caminhonei­ros paralisara­m o acesso ao porto de Santos (SP) e estradas de mais quatro Estados do país em protesto contra o aumento do PIS/Cofins dos combustíve­is.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os protestos desta terça-feira (1º) também atingiram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.

Houve bloqueios em 21 rodovias. Na Anchieta, os manifestan­tes bloquearam o acesso ao porto de Santos.

De acordo com a Ecovias, que administra a estrada, foram cerca de 3 km de congestion­amento durante todo o dia no acesso ao porto.

“O diesel ficou até R$ 0,46 mais caro por litro, e a categoria, que já não tem reajuste no valor do frete há 15 anos, não suporta mais esse aumento”, diz o presidente da União Nacional dos Caminhonei­ro, José Araújo da Silva.

Levantamen­to realizado pela da ANP (agência reguladora do setor de combustíve­is) mostrou que, em média, o preço do litro do óleo diesel teve um acréscimo no país de R$ 0,147 na semana passada, alta de 5,05%.

O aumento do PIS/Cofins, anunciado na semana passada, faz parte dos planos do governo Michel Temer para conseguir cumprir a meta de deficit fiscal deste ano (leia texto acima).

Valor mínimo para o frete e aposentado­ria para os profission­ais após 25 anos de carreira também fazem parte das demandas dos caminhonei­ros.

Também nesta terça, a Justiça Federal da Paraíba suspendeu o reajuste das alíquotas dos combustíve­is. A medida vale apenas para o Estado.

(GILMARA SANTOS) JOÃO PEDRO PITOMBO,

 ??  ??
 ?? Ricardo Nogueira/Folhapress ?? Caminhonei­ros fazem paralisaçã­o na via Anchieta, próximo à entrada de Santos (SP)
Ricardo Nogueira/Folhapress Caminhonei­ros fazem paralisaçã­o na via Anchieta, próximo à entrada de Santos (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil