Folha de S.Paulo

Temperatur­a deve subir mais de 2°C até 2100

Com isso, meta do Acordo de Paris provavelme­nte não será atingida, apontam estudo

-

É improvável que o aumento de temperatur­a global até 2100 fique abaixo dos 2°C, segundo pesquisas publicadas nesta segunda (31) na revista “Nature Climate Change”.

Segundo um dos estudos, a probabilid­ade é que as temperatur­as subam entre 2°C e 4,9°C até 2100. Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram dados de 1960 a 2010.

A chance do aumento de temperatur­a ser inferior a 1,5ºC é de 1%.

Para fazer o cálculo, os pesquisado­res utilizaram dados populacion­ais da ONU para 2100, produto interno bruto (PIB) per capita dos países e as emissões relacionad­os ao PIB. Os valores foram ainda adequadame­nte combinados às projeções climáticas apresentad­as pelo Painel Intergover­namental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU.

O estudo diz que seria necessária rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatur­a a 2°C.

Não foram considerad­as na pesquisa possíveis mudanças abruptas relacionad­as a diminuiçõe­s de preços de energias alternativ­as.

De acordo com outro estudo também publicado na revista “Nature Climate Change”, mesmo que as emissões de gases-estufa parassem hoje, as temperatur­as no planeta aumentaria­m quase 1,5°C até 2100.

O estudo em questão leva em consideraç­ão emissões passadas e o aqueciment­o global já comprometi­do.

No Acordo de Paris, foi firmado o compromiss­o de conter o aumento da temperatur­a global a níveis inferiores a 2°C —preferenci­almente abaixo de 1,5°C.

 ?? AFP ?? » FLOR ANCESTRAL Com dados de 792 espécies de plantas com flores, cientistas projetaram como teria sido a primeira de todas; os órgãos genitais masculinos e femininos ficariam no centro, cercados de uma espiral de tépalas (sim, com ‘t’) DIAS MELHORES
AFP » FLOR ANCESTRAL Com dados de 792 espécies de plantas com flores, cientistas projetaram como teria sido a primeira de todas; os órgãos genitais masculinos e femininos ficariam no centro, cercados de uma espiral de tépalas (sim, com ‘t’) DIAS MELHORES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil