Folha de S.Paulo

Pesquisado­ra da Uerj, que está em crise, ganha prêmio de R$ 50 mil

-

DE SÃO PAULO - Apesar da crise pela qual passa Universida­de do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o grupo de pesquisa da matemática Diana Sasaki Nobrega, pode comemorar.

A pesquisado­ra é uma das sete vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal em parceria com a Unesco e a Acadêmia Brasileira de Ciências e que já acontece há 12 anos no país. Cada uma receberá R$ 50 mil.

Diana sempre gostou de ensinar matemática —a primeira aluna foi sua bisavó. A decisão de fazer aquilo virar uma profissão veio no ensino médio, cursado no Colégio de Aplicação da UFRJ, onde também realizou sua formação superior.

Sua área de pesquisa atual (teoria dos grafos) tem a ver com as aulas de combinatór­ia do ensino médio, explica.

“O problema que eu estudo se chama coloração em grafos. São problemas de conflitos.”

Grafos são estruturas matemática­s com vértices ligados por arestas, de forma que essas arestas representa­m uma uma relação entre os vértices. “Eles podem modelar problemas reais como rotas de avião ou mapas de fronteiras entre países.”

“Todo o Estado está passando por necessidad­es financeira­s, especialme­nte a Uerj. A gente infelizmen­te enfrenta problemas financeiro­s com o salário, que atrasam e até mesmo são parcelados”, diz.

Quando voltar da licençamat­ernidade (o bebê nasceu há poucos dias), com o dinheiro do prêmio ela pretende comprar computador­es e outros itens para “melhorar o ambiente de trabalho” e atrair novos alunos para sua linha de pesquisa. (GABRIEL ALVES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil