Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Reforma política Colunistas da Folha têmelabora­do teorias sobre as consequênc­ias da adoção do “distritão”. Não há por que recorrer a hipóteses. O Brasil já elege quase por meio do sistema “distritão” senadores e governador­es, que, por piores que sejam, são melhores que a Câmara dos Deputados, onde, contrarian­do Lavoisier, tudo se cria, tudo se destrói, nada se transforma. A cada votação, constatamo­s que a Câmara é um varejão sem Procon, onde se sucedem ignorância, venda de posições e traições. O Brasil está muito ruim e, sempre que mexem, piora.

LUIZ GROFF

Corrupção A corrupção, neste país, mostrou-se mais comum do que o adultério. E corrupção é uma traição cuja vítima é toda a nação, ou, nas palavras da presidente da mais alta corte do país, sua excelência, o povo brasileiro.

ANDREA METNE ARNAUT

Colunistas Saúde pública A reportagem “Contra perda de pacientes, clínicas criam rede popular” (“Folhainves­t”, 14/08) é um exemplo de como as políticas públicas podem distorcer o mercado. O mau serviço do SUS propiciou o surgimento dos abominávei­s convênios, cada vez mais caros, além do encarecime­nto das consultas médicas, mas a crise tira as pessoas dos convênios e reduz a clientela das clínicas, fazendo com que o preço das consultas caia. É o capitalism­o operando no seu melhor. Oxalá tivéssemos menos interferên­cia do governo e melhores serviços públicos.

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES

Mulheres na literatura Leitores e leitoras da Folha nós já somos. Que tal agora criarmos clubes de leitura a partir das obras que comporão essa nova Coleção Folha (“Mulheres na literatura”, “Ilustrada”, 14/8)? Temos muito ainda a aprender a partir do ponto de vista feminino sobre o mundo. Fica a dica!

MARIA DE LOURDES NUNES MATOS

Credit Suisse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil