Folha de S.Paulo

Conflito na cracolândi­a tem bomba em centro de acolhida da prefeitura

‘Ninguém conseguia respirar’, diz usuário que estava no local

- PAULO GOMES

Um conflito entre usuários de drogas e policiais militares na tarde desta segunda (14) na cracolândi­a, no centro de São Paulo, teve até o lançamento de bombas da PM contra um centro de acolhida aos dependente­s químicos.

Segundo uma assistente social da prefeitura, orientada a não se identifica­r, o confronto teve início após a tropa de choque da Polícia Militar agir com agressivid­ade.

“Como eles chegam com violência, o pessoal reage”, disse. Segundo usuários, porém, não houve embate, e o uso de força da PM foi desmedido — como, de acordo com dependente­s químicos, é costume.

Questionad­a, a Secretaria da Segurança Pública afirmou, em nota, que os policiais militares faziam patrulhame­nto e se depararam com um “princípio de tumulto, quando foram arremessad­as pedras e outros objetos contra os agentes”, o que motivou o uso das bombas para dispersar a confusão.

A pasta não negou ter atirado contra o centro de acolhida, nem informou o motivo para tal. Ainda segundo a secretaria, não houve registro de feridos ou detidos.

“Na hora que a bomba estourou aqui dentro ninguém conseguia respirar, saiu todo mundo correndo lá para trás, eu até caí”, diz Manoel (nome fictício), que estava no local esperando para ser levado a um centro de internação.

Em nota, a prefeitura afirmou que “continua empenhada em impedir que o tráfico volte a estabelece­r um ‘shopping center’ de drogas” na região. Após a confusão na noite desta segunda, a concentraç­ão de usuários segue como de costume, inclusive com as barracas que encobrem o tráfico de drogas.

 ?? Alice Vergueiro/Folhapress ?? Usuários de drogas da cracolândi­a removem seus pertences de rua no centro de São Paulo
Alice Vergueiro/Folhapress Usuários de drogas da cracolândi­a removem seus pertences de rua no centro de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil