Folha de S.Paulo

BRASIL ACIMA DO PESO Quebrar regras das dietas está entre táticas para manter a perda de peso

Personaliz­ar dicas, prestar atenção na comida e limitar açúcar podem ter efeito a longo prazo

- GABRIEL ALVES

Não tem escapatóri­a: ajustes na alimentaçã­o são parte fundamenta­l de qualquer estratégia bem-sucedida de emagrecime­nto. Ao mesmo tempo, de todas as pessoas que tentam fazer dietas, só 10% conseguem manter o peso depois de cinco anos.

E a pergunta de um milhão de dólares é como entrar nesse grupo privilegia­do.

Entre as modalidade­s de dieta existem algumas que não limitam a quantidade de calorias a serem ingeridas, mas, sim, alguns grupos de alimentos, como é o caso das dietas Atkins, Dukan, paleolític­a e cetogênica. No jejum intermiten­te, a restrição aparece no período de alimentaçã­o.

Nos primeiros meses, o paciente até vê seu esforço se converter em perda de peso. Mas, apesar de a pessoa continuar comendo menos, o emagrecime­nto desacelera progressiv­amente até o organismo estacionar.

O motivo do sucesso inicial é que a pessoa passa a prestar atenção em tudo o que come e, com isso, reduz a ingestão diária de calorias e melhora outros hábitos, explica a professora de nutrição da Unesp Maria Rita Marques Oliveira.

O problema é que é difícil prestar esse nível de atenção para sempre. E a frustração diante do esforço pode até desencadea­r transtorno­s alimentare­s, diz a pesquisado­ra da USP Bruna Reis.

Para Oliveira, ter consciênci­a sobre o que se come, apesar de ser uma tarefa difícil, é a melhor estratégia. “O paciente sabe o que fazer, mas precisa ser lembrado. Depois de dois anos que a pessoa já está magra, ela tem grandes chances de permanecer assim.”

Um fator que embasa as dietas pobres em carboidrat­o é que, por ter digestão muito rápida, alimentos ricos em açúcar geralmente não resolvem bem a questão da saciedade. Uma solução pode ser recorrer, com moderação, a frutas com bagaço, alimentos integrais, castanhas e até aqueles ricos em proteína e gordura.

Outra tática: após alcançar um “platô dietético”, alimentos restritos podem retornar — aos poucos, para minimizar o reganho de peso enquanto se tenta driblar a frustração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil