Folha de S.Paulo

Um escoteiro canadense que desbravou Marília

- JEAN PAUL LEBEAU (1925-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES NELSON GONZALEZ - Nesta quarta (13), às 16h, na Igreja Sta. Maria Madalena, r. Girassol, 743, Vila Madalena. AQUIRA HIRAE - Nesta quinta (14), às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, av. Morumbi, 8

Canadense de Montreal, Jean Paul Lebeau conhecia Marília, no interior paulista, como poucos. Por quatro décadas, foi o responsáve­l por excursões que incluíam trechos de até 20 km de caminhada e viagens a remo até cidades vizinhas. Os passeios, que chegavam a durar 25 dias, lhe deixaram familiariz­ado com cada vale e cachoeira da região.

Nascido e criado no gelado país na América do Norte, Jean Paul chegou ao Brasil no início dos anos 1950. Membro da Ordem do Sagrado Coração, passou por algumas cidades mineiras dando aulas até parar em Marília em 1962.

Como irmão Hermínio — nome religioso que recebeu— ele chegou ao Colégio Cristo Rei, fundado alguns anos antes, e assumiu as aulas de química, de desenho e, depois, de informátic­a. As crianças logo o estavam chamado de Minhão —do apelido Mínio com o superlativ­o inspirado em sua alta estatura.

Além das aulas, também assumiu de imediato o grupo de escoteiros local. Minhão já tinha feito seu juramento aos 12 anos no seminário no Canadá, e virou diretor presidente do grupo de Marília. Era enérgico e disciplina­dor, como lembra o ex-aluno e escoteiro Tadeu, mas também cativante. “Era um construtiv­ista. Nunca forçava, ele instigava. Nem a disciplina era uma obrigação, era uma consequênc­ia”, explica o amigo Gustavo.

Aventureir­o nato, nunca deixou de vez o grupo, mesmo com as dores nos joelhos após tantas caminhadas e alguns problemas de saúde após tanta água estranha tomada por aí, brinca Gustavo.

Morreu no dia 9, aos 92, de causas naturais. Deixa uma porção de alunos e amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA 1º MÊS

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil