Folha de S.Paulo

Três brasileiro­s são resgatados de ilha destruída pelo Maria

Militares da Venezuela retiram grupo da Dominica; furacão matou 27 no Caribe

-

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta (22) que três brasileiro­s foram resgatados de Dominica, no Caribe, uma das ilhas mais devastadas pela passagem do furacão Maria.

Segundo o Itamaraty, eles foram retirados da ex-colônia britânica por um helicópter­o do Exército da Venezuela, que os levou para Santa Lúcia. O governo de Michel Temer lamentou as mortes e os danos causados pelo furacão.

“O governo expressa sua gratidão ao governo da Venezuela, que proporcion­ou helicópter­o militar para traslado seguro dos brasileiro­s até Santa Lúcia num gesto de boa vontade”, diz o ministério.

Com 73 mil habitantes, Dominica foi o território com o maior número de mortes após a passagem do fenômeno: 15. O Maria ainda provocou danos em Porto Rico, República Dominicana, Haiti e no território francês de Guadalupe.

No território porto-riquenho, onde houve seis mortes, mais de 3,4 milhões ficaram sem luz e 85% das antenas de celular vieram abaixo. Dos 68 municípios, 40 estão incomunicá­veis desde quarta (20).

O governo do Estado livre associado dos EUA informou que levará meses para recuperar toda a estrutura energética e telefônica. As autoridade­s tiveram que retirar 70 mil pessoas do noroeste da ilha devido ao risco de um dique se romper —na região, choveu 381 mm em 24 horas.

Até a noite de sexta, o Maria havia deixado 27 mortos no Caribe. Além dos 21 em Dominica e Porto Rico, três pessoas perderam a vida no Haiti, duas em Guadalupe e uma na República Dominicana.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões americano, o fenômeno passava às 17h locais (18h em Brasília) a 185 km a leste da costa das Bahamas, com ventos de até 205 km/h e movendo-se a uma velocidade de 15 km/h.

Porém, a estimativa do órgão até a conclusão desta edição é de que o fenômeno rumasse para mar aberto a partir da tarde deste sábado (23).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil