Folha de S.Paulo

Após fala de Trump, Irã vai aumentar força militar

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente iraniano, Hassan Rowhani, declarou nesta sexta (22) em discurso durante uma parada militar em Teerã que o país irá “aumentar seu poder militar de dissuasão” e também suas “capacidade­s balísticas”.

“Nós não pediremos permissão a ninguém para defender o nosso país”, disse.

Uma das armas em exibição na parada era um novo míssil balístico com capacidade de carregar ogivas nucleares e alcance de 2 mil quilômetro­s, segundo o chefe da divisão aeroespaci­al das Guardas Revolucion­árias, Amirali Hajizadeh.

A declaração de Rowhani foi feita dias após o presidente americano Donald Trump criticar o acordo de armas nucleares feito com o Teerã em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça (19) em um sinal de que pode decidir não respaldá-lo até o próximo dia 15.

O acordo, assinado durante o governo de Barack Obama, é resultado de mais de uma década de discussões diplomátic­as para impedir o país de ter uma arma nuclear. Além de EUA e Irã, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China também participar­am das negociaçõe­s.

Teerã é acusada de apoiar grupos militantes contrários a Israel, como o palestino Hamas e o libanês Hizbullah.

O governo iraniano alega que seu programa nuclear é pacífico e que nunca procurou produzir uma bomba. As negociaçõe­s estavam em um impasse até meados de 2013, quando Hassan Rowhani foi eleito presidente e declarou à época a disposição do país em chegar a um acordo.

 ?? Cathal McNaughton/Reuters ?? Refugiado rohingya carrega lenha em Bangladesh
Cathal McNaughton/Reuters Refugiado rohingya carrega lenha em Bangladesh

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil