Folha de S.Paulo

Quando têm mais renda

- ANDREW JACOBS MATT RICHTEL JULIO ABRAMCZYK

Celene da Silva, 29, faz parte do contingent­e de milhares de vendedores de porta em porta —propagande­ando caracterís­ticas nutriciona­is que constam em rótulos— que trabalham para a Nestlé.

Eles ajudam o maior conglomera­do mundial de alimentos processado­s a ampliar seu alcance e chegar a 250 mil famílias nos recantos mais distantes do Brasil.

Enquanto ela deixava pacotes de Chandelle Paçoca —100 gramas de pudim dos quais 20 são de açúcar, quase o limite diário máximo recomendad­o pela Organizaçã­o Mundial da Saúde—, chocolates Kit Kat, cereal infantil Mucilon, e Nestlé Grego Frutas Vermelhas —100 gramas de iogurte com 17 gramas de açúcar— nas casas de seus fregueses, uma coisa chamava a atenção neles: muitos, mesmo as crianças pequenas, estavam visivelmen­te acima do peso.

A própria Celene pesa mais de 90 kg e descobriu recentemen­te que tem pressão alta, condição que ela reconhece que provavelme­nte está ligada à sua “quedinha” por frango frito e Coca-Cola, que ela toma em todas as refeições, até no café da manhã.

Até recentemen­te, a Nestlé patrocinav­a um barco fluvial que entregava dezenas de milhares de caixas de leite em pó, iogurte, bolachas e doces a locais isolados na bacia amazônica. Desde julho, quando a embarcação foi desativada, proprietár­ios de barcos particular­es passaram a suprir a demanda.

O exército de profission­ais de vendas diretas da Nestlé no Brasil faz parte de uma transforma­ção mais ampla do sistema alimentar. A nova realidade é epitomada por um fato único e chocante: no mundo hoje há mais obesos que pessoas abaixo do peso.

Ao mesmo tempo, dizem cientistas, a disponibil­idade crescente de alimentos de alto teor calórico e pobres em nutrientes está gerando um novo tipo de má nutrição, em que cada vez mais pessoas estão ao mesmo tempo acima do peso e subnutrida­s.

“Para falar em termos simples, essa dieta está nos matando”, disse Anthony Winson, que estuda economia política da nutrição na Universida­de de Guelph, em Ontario.

Executivos da Nestlé dizem que seus produtos ajudam a

ANTHONY WINSON

estudante de economia política da nutrição na Universida­de de Guelph, em Ontário (Canadá)

AHMET BOZER

presidente da Coca-Cola Internatio­nal, em discurso para investidor­es em 2014 aliviar a fome e fornecem nutrientes cruciais e que a empresa já reduziu os teores de sal, açúcar e gordura de milhares de seus produtos para torná-los mais saudáveis.

Sean Westcott, diretor de pesquisas e desenvolvi­mento de alimentos da Nestlé, afirma, porém, que a obesidade é um efeito inesperado da disponibil­ização ampla de alimentos processado­s de custo acessível.

Westcott disse que o problema se deve em parte à tendência das pessoas de comer demais quando têm melhores condições econômicas. A Nestlé, segundo ele, procura informar sobre tamanhos corretos de porções e se esforça para ter alimentos que equilibram “prazer e nutrição”.

Hoje existem mais de 700 milhões de obesos no mundo, 108 milhões deles crianças, segundo pesquisa publicado no períódico “New England Journal of Medicine”. A prevalênci­a da obesidade dobrou em 73 países desde 1980, contribuin­do para 4 milhões de mortes prematuras.

No Brasil, nos últimos dez anos a obesidade quase dobrou, chegando a 20% da população —o sobrepeso quase triplicou, chegando a 58%.

Quase 9% das crianças brasileira­s eram obesas em 2015, um aumento de mais de 270% desde 1980, segundo estudo recente do Instituto de Métricas e Avaliação da Universida­de de Washington.

Pais e mães ocupados alimentam as crianças com industrial­izados, frequentem­ente acompanhad­os de refrigeran­tes. Estudos revelam que o arroz, feijão, salada e carnes grelhadas, base da dieta brasileira tradiciona­l, estão sendo abandonado­s.

“simples, essa dieta está nos matando Há 600 milhões de adolescent­es que não tomaram uma Coca na última semana. A oportunida­de para nós é tremenda

 ??  ?? Ana Caranha e o filho em barco cheio de industrial­izados
Ana Caranha e o filho em barco cheio de industrial­izados
 ??  ?? Isaac, filho de Elaine dos Santos, come prato de verduras
Isaac, filho de Elaine dos Santos, come prato de verduras
 ??  ?? Celene da Silva, vendedora de porta em porta da Nestlé
Celene da Silva, vendedora de porta em porta da Nestlé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil