Folha de S.Paulo

Caravana fará afago a empresário­s em MG

Em nova série de viagens, que começa na segunda (23), Lula tentará reerguer pontes com o setor e ampliar alianças

- CATIA SEABRA CAROLINA LINHARES

Neste sábado, em SP, petista prometeu doar imóveis investigad­os pela Lava Jato, se for provado que são dele

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja passar seu aniversári­o, na sextafeira (27), ao lado do empresário Josué Gomes.

A escolha da Coteminas, em Montes Claros (MG), como palco da comemoraçã­o de seus 72 anos não traduz apenas um afago no filho de José de Alencar (1931-2011), seu vice e fundador da têxtil agora presidida por Josué.

Em nova caravana, desta vez pelo Estado de Minas Gerais, Lula pretende reerguer uma ponte com o empresaria­do e avançar com alianças para além de sua base.

Com duração de oito dias e um roteiro de 12 cidades, a viagem tem início nesta segunda-feira (23), com ato político em Ipatinga (MG) em defesa da soberania nacional. A cidade de tradição operária, que é um dos berços do PT, servirá de palco para discurso sobre a questão trabalhist­a e críticas ao governo Michel Temer (PMDB).

Para petistas, Josué é o “vice dos sonhos”. A ideia é reeditar a aliança de 2002, que levou Lula e Alencar ao Planalto. Josué, porém, é filiado ao PMDB, partido pelo qual concorreu ao Senado em 2014, e teria que trocar de sigla.

Além de Josué, outra ponte com o setor é o empresário Walfrido dos Mares Guia, acionista do conglomera­do de educação Kroton.

Mares Guia e Lula construíra­m relação de amizade desde 2003, quando o empresário ocupou o Ministério do Turismo. Por mais de 15 vezes, ele emprestou seu avião Cessna Citation CJ3 ao petista.

A caravana também tem o objetivo de atrair reitores de universida­des federais, com quem Lula tem um encontro em Diamantina (MG), e partidos da base do governador Fernando Pimentel (PT).

O próprio PMDB dá sustentaçã­o ao governo Pimentel em Minas, embora o presidente do partido no Estado, o vice-governador Antônio Andrade, defenda o fim da aliança. O presidente da Assembleia, deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB), deve participar da abertura da caravana em Ipatinga, cidade de sua região. Outros deputados estaduais do PMDB também estarão presentes na viagem.

Pimentel, que é candidato à reeleição e favorito nas pesquisas, estará com Lula no início e no fim do roteiro. A caravana termina no dia 30, em Belo Horizonte. SÍTIO E TRÍPLEX Antes de ir a Minas, Lula participou, neste sábado (21), de evento na invasão Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo. O ex-presidente discursou ao lado de Guilherme Boulos, coordenado­r do MTST (Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto) —o acampament­o, que abriga 8.000 famílias, é do grupo.

Lula disse que irá doar ao MTST os imóveis alvos de investigaç­ão na Operação Lava Jato, caso seja provado que pertencem a ele. O petista se referiu ao tríplex em Guarujá, ao apartament­o vizinho ao dele em São Bernardo e ao sítio de Atibaia.

“Queria fazer uma proposta para vocês. Se os imóveis forem meus, estejam preparados para ganharem dois apartament­os e uma chácara.”

O ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção no caso do tríplex. Ele é réu na ação que investiga reformas no sítio pelas empreiteir­as Odebrecht e OAS e na que apura a compra de um terreno para o Instituto Lula pela Odebrecht —o último caso inclui a investigaç­ão sobre o aluguel de um apartament­o em São Bernardo.

Segundo Lula, ele foi vítima de abusos das autoridade­s. “Entraram na minha casa, não encontrara­m nada e nem pediram desculpas.”

No evento, Boulos não confirmou uma possível candidatur­a à Presidênci­a em 2018 —ele teria sido convidado a concorrer pelo PSOL.

“O nível de instabilid­ade no Brasil não permite qualquer previsão para o ano que vem. Não penso nisso agora”, afirmou. RENAN MARRA,

 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? O coordenado­r do MTST, Guilherme Boulos, e Lula durante discurso em São Bernardo
Bruno Santos/Folhapress O coordenado­r do MTST, Guilherme Boulos, e Lula durante discurso em São Bernardo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil