Folha de S.Paulo

Feriado de sacola cheia dá ânimo para Natal

Movimento no Dia da Criança no comércio popular paulistano faz crescer aposta de fim de ano mais próspero

-

Perdi metade das vendas desde 2015, mas agora as clientes estão voltando a fazer pedidos. Estou com fé

Para varejistas, porém, ainda é cedo para dizer que festas deste ano não serão marcadas pelas lembrancin­has MARCIA TURU

sacoleira da Baixada Santista NELSON TRANQUEZ presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro O tombo veio sobre um 2015 também negativo, que recuou 8,7% em termos reais.

Varejistas ressalvam que o efeito positivo do saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já ficou para trás.

A contrataçã­o de temporário­s para vagas como vendedor, estoquista e caixa antecipa o cenário otimista para o Natal. Segundo a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), devem ser abertas 115 mil vagas temporária­s em dezembro, número 5,5% superior ao registrado no fim de 2016.

A pesquisa mensal do comércio de agosto divulgada pelo IBGE mostrou cresciment­o de 3,6% nas vendas do varejo em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com julho, houve um recuo de 0,5%, que foi visto mais como acomodação do que como reversão de tendência do varejo.

Fábio Pina, economista da Fecomercio­SP, pondera que a recuperaçã­o total não será imediata. “Apesar de estar melhorando, a crise foi muito forte. Para muitos empresário­s, melhorar significa voltar ao maior patamar possível. Isso não vai acontecer já. Levará anos”, afirma.

Foi o melhor feriado prolongado de vendas no ano

 ?? Fotos Reinaldo Canato/Folhapress ?? Consumidor­es lotam ruas do bairro do Bom Retiro, região comercial de SP; abaixo a comerciant­e Marcia Turu
Fotos Reinaldo Canato/Folhapress Consumidor­es lotam ruas do bairro do Bom Retiro, região comercial de SP; abaixo a comerciant­e Marcia Turu
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil