Folha de S.Paulo

MINHAS PLANTAS — JARDINAGEM PARA TODOS (ATÉ QUEM MATA CACTOS)

-

Saber se tem mais areia ou argila na composição do solo do quintal ou do canteiro de casa ajuda a aproveitá-lo da melhor forma.

“A terra nunca é homogênea. Mesmo em um terreno bem reto, em alguns lugares a água empoça e, em outros, não. Isso pode ter a ver com a composição física do solo”, explica Carol Costa, autora do livro “Minhas Plantas — Jardinagem para Todos (Até Quem Mata Cactos)”.

No guia para iniciantes, a jardineira ensina uma técnica para descobrir se o solo é mais arenoso ou argiloso. Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha.

O primeiro passo é fazer uma “cobrinha” e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

Nenhum tipo de terra é melhor do que outro, mas existem espécies de plantas que se adaptam melhor a cada meio. Cactos, suculentas, lavandas, roseiras e alecrins gostam de solo arenoso. Já begônias, calateias, alpíneas e grama-preta preferem o argiloso. Para a maioria das espécies, o mais indicado é o solo misto. Ao lado, Costa ensina a fazer o teste em casa. AUTORA Carol Costa EDITORA Paralela QUANTO R$ 99,90 PÁGS. 280

MÃO NA MASSA

Para saber a composição da terra, basta adicionar água, modelá-la como uma “cobrinha” e depois tentar juntas as pontas

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil