Folha de S.Paulo

Principais partidos da oposição vão boicotar eleição

- VENEZUELA DE SÃO PAULO

-Os principais partidos da oposição ao regime de Nicolás Maduro anunciaram nesta segunda (30) que boicotarão as eleições para prefeito na Venezuela, convocadas pela Assembleia Constituin­te para dezembro.

Siglas mais envolvidas nos protestos contra o ditador, a Ação Democrátic­a (centro), o Primeiro Justiça (centro-direita) e o Vontade Popular (direita) disseram que expulsarão filiados que se candidatar­em.

“Chegamos à conclusão de que o governo não quer que participem­os de nenhum processo eleitoral e por isso cria as mais difíceis condições”, disse o líder do Ação Democrátic­a, Henry Ramos Allup.

“Nossa luta é conseguir eleições livres, sem chantagens, sem trocas de seções eleitorais, sem cassação de direitos políticos e prisões injustific­adas dos candidatos”, disse o presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges, membro do Primeiro Justiça.

O boicote foi decidido após as eleições para governador, vencidas pelo chavismo em 18 dos 23 Estados. Dos cinco oposicioni­stas eleitos, quatro contrariar­am a determinaç­ão de seus partidos e tomaram posse jurando à Constituin­te.

O restante, Juan Pablo Guanipa, foi deposto na última sexta (27) pela Constituin­te. Não se sabe, porém, se outros partidos da coalizão Mesa de Unidade Democrátic­a (MUD) participar­ão do pleito.

Maduro os acusou de seguirem “ordens de Washington”. “Quando perdem, dizem que há fraude, e quando sabem que estão em desvantage­m, em vez de lutar, se retiram.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil