Folha de S.Paulo

Plantio de soja mantém ritmo lento na safra 2017/18 na América do Sul

-

Praticamen­te terminada a safra de grãos dos Estados Unidos, o mercado está de olho na produção da América do Sul, cujo plantio ainda está ocorrendo.

A condição inicial desta safra, porém, fica bem distante da do ano passado, quando o clima foi bastante favorável e a região conseguiu uma produção recorde de 188 milhões de toneladas.

O Brasil, líder em soja na região, está com atraso no plantio em várias localidade­s. A AgRural estima a média nacional em 30%, mas em alguns Estados, como o de Goiás, as máquinas avançaram em apenas 6% da área.

No mesmo período de 2016, os produtores já haviam semeado soja em 42% do espaço que lhe seria destinado. Atraso pode significar perda de produtivid­ade.

A safra de 2014/15 foi a última em que Goiás registrou percentual tão baixo de plantio. Na ocasião, a produtivid­ade foi de 43,2 sacas por hectare. Neste ano, foi de 55,1.

Os argentinos estão começando o plantio agora. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, apenas 2% da área foi semeada. Os produtores encontram dificuldad­es em várias regiões devido ao excesso de chuvas.

A área de soja de 2017/18 será reduzida para 18 milhões de hectares no país, 6% menos do que na safra anterior.

Além de enfrentare­m difi- culdades de plantio, muitos produtores argentinos optam pelo milho, que promete rentabilid­ade maior, segundo Daniele Siqueira, da AgRural.

No Paraguai, o avanço das máquinas é grande: 92% da área de soja já foi semeada.

Prevendo problemas na América do Sul, o Usda (Departamen­to de Agricultur­a dos EUA) estima 180 milhões de toneladas para a região.

Inflação Os produtos agropecuár­ios tiveram alta de 0,76% neste mês no atacado, conforme acompanham­ento de preços do IGP-M, da FGV. Em setembro, estes haviam registrado estabilida­de.

Pressões As maiores pressões de alta no atacado vieram do milho, da soja, da batata e da carne bovina. O leite, com recuo de 7%, teve a maior queda de preço no período.

Evitar prejuízos Erro na aplicação da vacina contra a aftosa pode gerar um prejuízo de até R$ 40 por carcaça. Perdem produtores e indústria. A avaliação é da JBS.

Memes em rede Para reduzir essa conta, a empresa lança nesta quarta-feira (1º) uma campanha chamada “Vacina, peão!”, com o objetivo de orientar a vacinação de forma correta. A empresa vai divulgar memes em redes sociais.

Metas O grupo paranaense Guerra, que fez joint venture com a francesa RAGT na semana passada, espera voltar a ter 2,5% de participaç­ão no mercado de sementes de milho.

Boa impressão Os europeus ficaram impression­ados com os números do CAR (Cadastro Ambiental Rural) no Brasil, segundo Fábio Trigueirin­ho, da Abiove (associação das indústrias). São 4,4 milhões de propriedad­es rurais cadastrada­s.

Sustentabi­lidade Osnúmeros foram apresentad­os por entidades do agronegóci­o, que percorrera­m vários países europeus com o intuito de mostrar a sustentabi­lidade da soja brasileira.

 ?? Mauro Zafalon - 4.abr.17/Folhapress ?? Colheita de soja em Canarana,MatoGrosso
Mauro Zafalon - 4.abr.17/Folhapress Colheita de soja em Canarana,MatoGrosso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil