Folha de S.Paulo

Polícia apura se grupo planejava fraudar Enem

-

O atual vice-reitor da USP (Universida­de de São Paulo), professor e engenheiro Vahan Agopyan, foi o mais votado na eleição para a reitoria da instituiçã­o. Ele vai encabeçar a lista tríplice que será encaminhad­a para o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Vahan obteve 1.092 votos. A chapa é tida como continuida­de da gestão do atual reitor, Marco Antonio Zago. Em 2013, ambos venceram juntos a disputa pela reitoria.

Em segundo lugar ficou a diretora da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Maria Arminda do Nascimento Arruda, que recebeu 840 votos.

Na sequência, o professor Ildo Sauer, vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Sauer teve a preferênci­a de 594 eleitores.

As três chapas vão compor a lista tríplice. O quarto candidato, o professor da FFLCH Ricardo Terra, teve 163 votos e não fará parte da lista.

Cabe ao governador escolher qualquer uma das três chapas. Tradiciona­lmente, é indicado quem encabeça a lista tríplice. Após a ditadura, essa tendência só foi quebrada em 2009, quando o então governador José Serra (PSDB) preferiu o segundo colocado, João Grandino Rodas.

Alckmin não tem um prazo para a escolha, mas a posse do novo reitor está marcada para 25 de janeiro de 2018. ON-LINE A eleição para a reitoria da USP, ocorrida nesta segundafei­ra (30), foi a primeira a ser realizada de forma on-line.

Dos 2.097 eleitores habilitado­s, por fazerem parte de órgãos centrais de unidades e da universida­de, participar­am da votação 1.949. A maioria da assembleia eleitoral (85%) é formada por professore­s.

Para Agopyan, a votação desta segunda é um primeiro passo, mas ainda falta a análise de recursos dentro do processo eleitoral e a nomeação pelo governador.

Mais importante universida­de do país, com 88 mil alunos, a USP conta com um orçamento de cerca de R$ 5 bilhões. Desde 2014, uma crise financeira tem sido o maior desafio —o que deve ainda marcar os próximos anos.

“Nós superamos o risco [de a USP não pagar seus compromiss­os], mas a questão financeira continua sendo bastante séria para as próximas gestões”, disse Agopyan.

Ele é engenheiro civil pela Escola Politécnic­a e PhD pela London King’s College. Professor da universida­de desde 1975, foi pró-reitor de pós-graduação de 2010 a 2014.

DO UOL

As polícias civis de GO e do DF deflagrara­m nesta segunda (30) operação contra um grupo suspeito de ter fraudado vestibular­es e concursos públicos pelo Brasil, inclusive o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016.

Segundo a Polícia Civil de Goiás, os policiais investigam se o grupo teria planos de fraudar o Enem deste ano, cujas provas acontecem no domingo (5) e em 12 de novembro.

O Inep, responsáve­l pela prova, afirmou que ainda não foi notificado.

 ?? Marcos Santos/USP Imagens ?? Prédio da Reitoria da USP, no campus do Butantã, em SP
Marcos Santos/USP Imagens Prédio da Reitoria da USP, no campus do Butantã, em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil