Folha de S.Paulo

Justiça veta show de Caetano em área invadida

Promotora alegava falta de segurança; cantor questiona falta de ‘ambiente democrátic­o’

- FERNANDA MENA

Uma decisão judicial proibiu a realização do show de Caetano Veloso programado para as 19h desta segunda (30) no acampament­o do MTST (Movimento dos Trabalhado­res Sem-Teto) em São Bernardo do Campo (Grande SP).

O show era em apoio às causas do movimento e à marcha que seus integrante­s farão nesta terça (31) rumo à sede do governo do Estado.

A promotora Regina Célia Damasceno citou questões de segurança para pedir a proibição. A multa por descumprim­ento seria de R$ 500 mil.

Damasceno também argumentou que havia decisão liminar de reintegraç­ão de posse do terreno (que pertence à construtor­a MZM). Para ela, a liderança “levaria figura pública para realizar show artís- tico” de modo a “promover, fortalecer e incentivar” a permanênci­a dos sem-teto.

“Não sei dizer se foi censura, não sou um técnico. Mas dá a impressão de que não é um ambiente propriamen­te democrátic­o”, disse Caetano, após ato político no acampament­o, que reuniu também os rappers Criolo e Emicida e as atrizes Sônia Braga, Aline Moraes e Letícia Sabatella. “Pode ser um modo de reprimir uma ação que seria legítima.”

Caetano disse ter sido esta a primeira vez que foi impedido de cantar desde a redemocrat­ização. O líder do MTST, Guilherme Boulos, chamou a liminar de “ato de censura”.

“Ninguém é contra a luta por moradia. Pelo contrário, ela é urgente, mas tem de ser feita sem colocar em risco pessoas que já se encontram em situação de vulnerabil­idade”, disse a promotora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil