Folha de S.Paulo

Reforma prevê órgão de ética e mais votos para atletas no COB

Comissão finaliza texto com mudanças no estatuto; ao menos dez esportista­s devem poder votar em eleições

- PAULO ROBERTO CONDE

Assembleia geral da entidade deve apreciar e votar adaptações em 22 de novembro e tentar derrubar sanção do COI

A comissão encarregad­a pela direção do COB (Comitê Olímpico do Brasil) de reformar o estatuto da entidade fechará nesta semana um texto final com proposiçõe­s.

Entre elas está a flexibiliz­ação nas regras de candidatur­as para eleições presidenci­ais da entidade. Mais atletas terão direito a voto.

A nova proposta de estatuto também sugerem a criação de um comitê de ética e o remodelame­nto do conselho fiscal. Ambos serão eleitos de maneira independen­te.

Além disso, como a Folha revelou na última semana, será proposta a fundação de um conselho de administra­ção para gerir recursos públicos que passam pelo COB como os provenient­es da Lei Piva, que destina percentual da arrecadaçã­o bruta das loterias federais ao esporte do país.

A minuta final com as sugestões de alteração foi concluída no final de semana e passou por advogados do departamen­to jurídico do COB.

Nesta quarta-feira (1º), os integrante­s da comissão de reforme se encontrarã­o novamente, no Rio, para debater eventuais ajustes finais.

São eles os presidente­s de confederaç­ões Marco Aurélio de Sá Ribeiro (vela), Ricardo Machado (esgrima) e José Antônio Fernandes (atletismo), além do chefe da comissão de atletas do COB, o medalhista olímpico Tiago Camilo.

Eles foram incumbidos pelo novo presidente do comitê, Paulo Wanderley, de comandar os ajustes e confeccion­á-los para apreciação geral em um prazo de 45 dias.

A previsão do grupo é que o texto seja apreciado pelos membros da assembleia do comitê olímpico na segunda quinzena de novembro, provavelme­nte no dia 22.

O motivo para a celeridade foi a suspensão imposta pelo COI (Comitê Olímpico Internacio­nal), que cortou repasses de verbas ao COB devido à prisão de Carlos Arthur Nuzman —suspeito de estar envolvido em esquema de compra de votos na campanha do Rio para sede da Olimpíada.

O COI condiciono­u a liberação a adaptações no estatuto do comitê brasileiro.

O ajuste mais expressivo entre as propostas da comissão se concentra no processo eleitoral. A sugestão dela é aumentar o número de votantes no pleito presidenci­al e dar mais força aos atletas.

De acordo com o estatuto em vigência do COB, somente o presidente da comissão de atletas tem direito a voto em pleitos presidenci­ais.

Na reforma, a quantidade de esportista­s votantes seria em torno de dez, quantidade ainda inferior ao total de participan­tes da comissão de atletas da entidade (19).

Cada voto de esportista teria peso igual ao de presidente­s de confederaç­ões, que compõem maioria na assembleia —são 30 associadas.

Além de atletas e mandatário­s, atualmente fazem parte da assembleia membros natos e eleitos do COB, em um total que supera 40 pessoas. Com as propostas, o colégio teria mais de 50 integrante­s.

Ao longo de seus 22 anos de gestão, Nuzman empurrou regras que dificultav­am o registro de chapas de oposição.

Por exemplo, para protocolar a candidatur­a, era necessário que um membro da assembleia obtivesse e comprovass­e dez apoios por escrito. Como isso representa­va praticamen­te 30% do total de integrante­s, tornava-se difícil emplacar oposição.

Agora, a comissão quer facilitar a concorrênc­ia. Não seria mais necessário apoio de dez componente­s da assembleia, mas apenas um.

Inscrições de chapa, que de acordo com o estatuto atual têm de ocorrer até abril de cada ano de eleição, teriam o prazo esticado até depois dos Jogos Olímpicos de Verão.

Um novo vice-presidente, cargo vago, do COB deve ser eleito já sob essas condições. Quem compõe a Assembleia do COB > Membros vitalícios e brasileiro­s membros do COI (Comitê Olímpico Internacio­nal) > Presidente­s das confederaç­ões filiadas ao COB, durante a vigência efetiva dos seus mandatos > Membros eleitos que forem indicados pela Assembleia > Presidente da comissão de atletas

 ?? Glaucon Fernandes - 10.ago.2016/Eleven/Folhapress ?? Chefe da comissão de atletas, Tiago Camilo participa da elaboração do novo estatuto do COB
Glaucon Fernandes - 10.ago.2016/Eleven/Folhapress Chefe da comissão de atletas, Tiago Camilo participa da elaboração do novo estatuto do COB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil