Folha de S.Paulo

A extrema direita tem o nacionalis­mo como elemento básico, e desde o princípio do

-

O que a sra. sente quando vê atos de neonazista­s e o ressurgime­nto de uma extrema direita que se mostra abertament­e racista? século 20 é racista. Ela nunca desaparece­u e é necessário sermos vigilantes. Mas o racismo não é exclusivo da extrema direita.

Há, em setores da esquerda, um sentimento antissemit­a que é bastante racista. Na Inglaterra isso se vê muito, o Partido Trabalhist­a é muito mais racista que o Conservado­r no que diz respeito ao antissemit­ismo. As críticas mais duras contra os judeus vêm da esquerda e estão envoltas também em um ódio passional e nada racional.

Não se odeia os turcos pelo que fazem com os curdos como se odeia os judeus pelo que fazem com os palestinos. E isso você nunca sabe que desenlace pode ter, porque depende da reação de cada país.

Que essas coisas estejam no ar, que exista um contexto, é preocupant­e, mas não signiNão

Intelectua­is deveriam estar longe das redes sociais. Eles devem influencia­r por seus livros, seus escritos, suas participaç­ões em congressos, ainda que isso limite a mensagem

O papel do intelectua­l no debate político mudou com as redes sociais?

Intelectua­is devem estar longe das redes sociais. Eles devem influencia­r por seus livros, seus escritos, suas participaç­ões em congressos acadêmicos, ainda que isso limite o alcance da mensagem. A essa altura, me soa hipócrita que se discuta o papel do intelectua­l quando nunca se ofereceu de fato um papel para eles na sociedade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil