Folha de S.Paulo

SER OU NÃO SER

-

A nota técnica divulgada na terça (7) pelo Ministério Público Federal afirmando que crianças podem entrar em eventos para maiores de 18 anos, se acompanhad­as dos pais, gerou confusão nos museus. O Masp seguiu a orientação de imediato e já informou que permitirá a entrada. O Itaú Cultural resolveu consultar o Ministério da Justiça.

CRISTALINO

Para o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, a orientação do Ministério Público Federal se choca com o artigo 8º da portaria do Ministério da Justiça que define a classifica­ção indicativa. O item diz explicitam­ente que os pais têm a prerrogati­va de autorizar o acesso a obras “classifica­das para qualquer idade, exceto para menores de 18 anos”.

CÂMBIO

O instituto fez uma consulta formal ao próprio ministro Torquato Jardim e a Astério dos Santos, secretário de Justiça e Cidadania. O Ministério da Justiça deve dar uma resposta breve e não descarta até mesmo alterar a portaria.

CADA UM POR SI

Há cinemas, por exemplo, que, baseados na portaria, não deixam menores entrarem em filmes para maiores de 18 anos mesmo acompanhad­os pelos pais.

FOI BOM

O ministro da Educação, Mendonça Filho, diz que achou “excelente” a escolha do tema da redação do Enem neste ano. Apesar da polêmica, ele afirma que a iniciativa “coloca na pauta de reflexão um tema relevante que afeta cerca de 10 milhões de brasileiro­s surdos ou com deficiênci­a auditiva”.

AINDA FALTA

Segundo o ministro, do total, só 54 mil estão matriculad­os na educação básica. “Este ano incluímos a videoprova em libras em todas as capitais do país, para 1.635 participan­tes do Enem”, afirma. “Dá para ver que a questão deve estar na pauta do Brasil”, afirma Mendonça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil