Folha de S.Paulo

Miller abdicou de investimen­tos após polêmica da JBS

-

DE BRASÍLIA

O ex-procurador da República Marcello Miller deixou de realizar investimen­tos no banco Original depois de ter seu nome envolvido nas polêmicas da colaboraçã­o premiada da JBS.

O Original faz parte do grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que assinaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Em e-mails que a Folha teve acesso, que estão na CPI da JBS no Congresso, Miller conversa rotineiram­ente com corretores para ter orientaçõe­s das melhores opções para investimen­tos.

Em uma das trocas de mensagem, em agosto, sua mulher lhe encaminha um recado de uma consultora afirmando que um dos investimen­tos da família estava vencendo. Manda como sugestão letras de crédito no banco Original.

Miller responde em seguida: “Não, bonitona. O banco Original é da J&F. Sugiro abrir conta na XP e ver com o Zé”.

O ex-procurador é suspeito de ter atuado na delação da JBS quando ainda não tinha deixado o cargo no Ministério Público.

A CPI pediu a quebra do sigilo bancário de Miller.

Em um e-mail em julho, logo após anunciar sua saída do escritório em que trabalhou por apenas cerca de 120 dias, o ex-procurador faz referência a um dinheiro que entraria em sua conta, bimestralm­ente, nos próximos 18 meses: R$ 1,6 milhão.

Em depoimento na PGR (Procurador­ia-Geral da República), Miller afirmou que acertou um valor de R$ 1 milhão para se afastar.

 ?? Mauro Pimentel - 8.set.2017/Folhapress ?? O ex-procurador Marcello Miller, em setembro deste ano
Mauro Pimentel - 8.set.2017/Folhapress O ex-procurador Marcello Miller, em setembro deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil