Folha de S.Paulo

Mulher de Cabral pode ir à prisão onde ele está

Cadeia no Rio passou a receber também detentas com diploma universitá­rio

- ITALO NOGUEIRA

A Cadeia Pública José Frederico Marques, que abriga o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), sofreu nova mudança.

Após a reforma para abrigar o peemedebis­ta e outros presos com nível superior completo, a unidade passou a receber também as detentas com diploma universitá­rio.

A mudança, ocorrida há um mês, permitiria que a exprimeira-dama Adriana Ancelmo, atualmente em prisão domiciliar, ficasse detida na mesma cadeia que o marido numa eventual nova prisão.

Até outubro, as presas de nível superior ficavam numa galeria em separado na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, unidade feminina do Complexo Penitenciá­rio de Gericinó.

As demais alas eram usadas pelas detentas sem diploma.

De acordo com a Secretaria Estadual de Administra­ção Penitenciá­ria, a mudança ocorreu para aproveitar um espaço ocioso na cadeia de Benfica, onde está Cabral. No local estão, atualmente, oito presas com ensino superior —a capacidade é para 26 mulheres.

Aunidadese­tornou,assim, aprimeirap­risãomista­doRio. A galeria feminina de Benfica fica no terceiro andar da cadeia. Cabral está no segundo.

Apesar da distância, o fato de os dois estarem na mesma unidade permite que homens e mulheres se encontrem no pátio. Cabral e Ancelmo gozaram desse benefício em Gericinó. FILHOS A ex-primeira-dama ficou presa por três meses e meio, mas foi autorizada pelo juiz Marcelo Bretas a cumprir a medida em casa.

O magistrado se apoiou em lei que diz que presas que aguardam julgamento e são mães de filhos menores de 12 anos têm prioridade pela prisão domiciliar —o casal tem um de 11.

Uma nova prisão da ex-primeira-dama só ocorreria caso fatos novos indicassem interferên­cia nas investigaç­ões ou se for condenada em segunda instância.

Ancelmo foi condenada a 18 anos e 3 meses de prisão por Bretas e absolvida pelo

 ?? José Lucena/Futura Press/Folhapress ?? O ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso há um ano na Operação Lava Jato
José Lucena/Futura Press/Folhapress O ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso há um ano na Operação Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil