Folha de S.Paulo

Movimento veta repórter da Folha em evento

-

Kataguiri reforçou a necessidad­e de investir em 2018 na eleição de uma ampla bancada conservado­ra supraparti­dária no Congresso. Ele será candidato a deputado federal, embora não tenha ainda definido por qual legenda.

Quanto à campanha presidenci­al, a cúpula do movimento ainda se declara indefinida. A tendência é esperar até março do ano que vem.

Artur do Val, um dos dirigentes, considerou que há muitas afinidades com o précandida­to Jair Bolsonaro. Citou a rejeição à CLT, a ideia de uma lei antiterror­ista que enquadreoM­ST(Movimentod­os Trabalhado­res Rurais Sem Terra) e a flexibiliz­ação do Estatutodo­Desarmamen­to.Mas considerou difícil apoiar o protecioni­smoeconômi­conacional­ista do qual o deputado seria defensor.

Renan Santos, outro diretor, elogiou as bancadas evangélica e ruralista, que teriam coragem de defender a educação sem ideologia de esquerda e a propriedad­e privada. Ele atacou o apresentad­or de TV Luciano Huck, aventado como presidenci­ável. “Huck é de esquerda”.

Em painel sobre cidades, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com quem o MBL flerta, discursou em clima de campanha. Defendeu programas de sua gestão e, aplaudido, declarou ser favorável à privatizaç­ão da Petrobras e dos Correios.

DE SÃO PAULO

O MBL (Movimento Brasil Livre) barrou a entrada da jornalista Anna Virginia Balloussie­r, da Folha ,em seu evento, em São Paulo.

A jornalista foi informada por um dos líderes do grupo na manhã do primeiro dia de palestras, por meio do WhatsApp, que “o povo ficou chateado” com sua reportagem publicada no sábado pelo jornal, que não teria o “enfoque certeiro”. O título era “Moral e costumes entram em foco em congresso do MBL”.

Portanto, ela teria seu ingresso (R$ 100 pagos pelos dois dias de debates) estornado.

O texto trata do foco que o MBL vem dando a questões relacionad­as a moral e costumes, a partir da polêmica da mostra patrocinad­a pelo Santander em Porto Alegre.

O MBL diz que não abriu credenciam­ento de imprensa para a conferênci­a e chegou a oferecer um convite para a Folha fazer a cobertura do congresso. O jornal optou por adquirir um tíquete para a profission­al. Outro jornalista da Folha tinha sido escalado para cobrir o evento e entrou comprando ingresso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil