Folha de S.Paulo

Protocolar­es, na sexta (10) e no sábado.

-

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (11) que seu homólogo russo, Vladimir Putin, não “se intrometeu” nas eleições presidenci­ais americanas de 2016.

“Ele me disse que, de maneira alguma, interferiu em nossas eleições”, afirmou Trump, ao fim do encontro da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Danang, no Vietnã. “Acredito que, se ele me disse isso, é verdade.”

De seu lado, Putin disse que as “notícias e acusações de interferên­cia russa nas eleições americanas são fantasias”. De acordo com ele, o suposto elo entre Paul Manafort, assessor de campanha do presidente Donald Trump, e a Rússia “está sendo fabricado pelos oponentes como uma arma contra Trump”.

“Não sei de nada [a respeito desse assunto], decididame­nte”, insistiu o russo.

Esperava-se que, durante o evento, os líderes realizasse­m reunião oficial devido à tensão entre os dois países —desde que Trump chegou à Casa Branca, teve apenas um encontro com Putin, em junho, na cúpula do G20 na Alemanha.

O tête-à-tête foi substituíd­o por diálogos curtos entre saudações SÍRIA Em comunicado, o Kremlin informou que os dois presidente­s se compromete­ram a não poupar esforços para derrotar o Estado Islâmico e acordaram não haver “solução militar” para acabar com a guerra na Síria.

Em junho, o Senado dos EUA aprovou uma série de sanções contra a Rússia por ações como a tentativa de intromissã­o na eleição americana, a anexação da região da Crimeia (que pertencia à Ucrânia) e o apoio ao regime do ditador Bashar al-Assad na guerra da Síria.

 ?? Josep Lago/AFP ?? » CATALUNHA Sob luzes de celulares, manifestan­tes pedem libertação de líderes pró-independên­cia em Barcelona; ato reuniu cerca de 750 mil, segundo polícia catalã
Josep Lago/AFP » CATALUNHA Sob luzes de celulares, manifestan­tes pedem libertação de líderes pró-independên­cia em Barcelona; ato reuniu cerca de 750 mil, segundo polícia catalã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil