Folha de S.Paulo

CONGA LA CONGA

-

“Tô me sentindo a garota”, diz Gretchen, que tem quase 60anos,aocomeçaru­mshow em uma casa noturna gay de São Paulo. A plateia, majoritari­amente de homens na faixados30­anos,espreme-seem frente ao palco com celulares prontospar­aregistrar­osrebolado­s e jogadas de cabelo da cantora. Com um vestido preto curto e botas de salto com cano acima do joelho, Gretchen é recebida com gritos de “linda!”, “musa!” e “diva!”.

De rainha do rebolado nos anos 1980, Maria Odete Brito de Miranda passou a ser chamada de “rainha dos memes” em 2017. Depois de estrelar um clipe da cantora americana Katy Perry —que chegou a dizer que Gretchen era “a internet”—, a brasileira viu seu cachê saltar de R$ 4.000 para R$ 26 mil, assinou um contrato com a gravadora Universal e vai fazer um álbum com músicas inéditas ainda neste ano. A música “Falsa Fada” será lançada no dia 17 de novembro. tes de processar alguém. “Sorte que meu advogado é meu sobrinho. Porque não teria dinheiro para pagar”, conta. Diz que adora seus memes, mas que “todos os de que eu não gostava, pedi para serem excluídos”. Segundo a cantora, eles eram ofensivos. “Inclusive ofendiam o Brasil. Era como se eu tivesse lá na Europa desdenhand­o do povo brasileiro.”

Morando no Principado de Mônaco com o marido português, Gretchen afirma que leva uma vida de “dona de casa”. Não tem empregadas e faz sozinha os serviços domésticos. “Graças a Deus, não sou reconhecid­a por lá. Gosto da minha privacidad­e. Saiocommeu­sfilhospar­aonde eu quero, saio para jantar com meu marido e ninguém vem me interrompe­r.” monica.bergamo@grupofolha.com.br sam se eleger. “Eu não tenho medo nenhum. Ele [Bolsonaro] não ganha. As pessoas pensam que a comunidade LGBT é pequena, mas não é. Tem muito gay, trans e lésbica que não fala que é.”

“Fico chateada quando ofendem a minha filha Thammy.” Thammy dançava com a mãe e tinha o título de princesa do rebolado até cortar os cabelos e se assumir homossexua­l e, depois, transexual. A cantora diz que ainda não consegue se dirigir ao filho sempre no pronome masculino.

A cantora está no Brasil e fica no país até o final do ano para “mostrar o Natal e o Réveillon” para o marido. “Lá na Europa, no Ano-Novo, você janta e vai dormir. Não tem isso de praia, festas e fogos. Eles batem panela à meianoite. Sabe o que faziam contra a Dilma? É aquilo.” Gretchen vai com o marido e os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil