Folha de S.Paulo

Temi muito mesmo pela queda do São Paulo à Série B

SITUAÇÃO DO CLUBE NA TABELA JÁ NÃO PREOCUPA MAIS TANTO O TREINADOR, QUE CRITICA O CENÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

- GIANCARLO GIAMPIETRO LUIZ COSENZO

DE SÃO PAULO

Quem vê o semblante mais tranquilo de Dorival Júnior, 55, nesta reta final do Brasileiro pode não acreditar, mas o técnico admite que temeu, e muito, pelo rebaixamen­to do São Paulo à Série B.

O retrospect­o da equipe dá razão ao comandante. Desde que assumiu o cargo em 10 de julho, Dorival conviveu 12 rodadas com o clube entre os quatro piores da competição.

“Muito. Muito mesmo. Porque você via o trabalho, a gente ganhava uma rodada, e quando terminavam os jogos, não subíamos na tabela”, disse o técnico, que não vive uma sensação de alívio absoluto, mas está próximo.

O respiro definitivo pode vir neste domingo (12), quando o São Paulo pega o Vasco, às 17h (com Globo), no Rio.

Com uma vitória, a equipe chegará aos 47 pontos —pontuação considerad­a ideal para permanecer na elite.

Se a reação do São Paulo deixa Dorival satisfeito, ainda há o que o incomode no Brasileiro e no futebol nacional como um todo. Em entrevista à Folha, o técnico fez duras críticas à falta de organizaçã­o e ao estilo e nível de jogo que tem visto.

“Após o 7 a 1, era para a gente repensar a reestrutur­ação do futebol brasileiro. Se os resultados não acontecess­em, continuarí­amos capengando. Estamos acomodados novamente porque a seleção está dando resultados. O futebol brasileiro continua andando para trás.” do futebol brasileiro?

Naturalmen­tecadaumte­m uma maneira de jogar. Pode se desenvolve­r uma grande equipe com esse futebol de forte marcação e saídas no contra-ataque. Mas isso tem acontecido mais nos últimos dois anos e preocupa.

Estamos abrindo mão daquilo que sempre foi nosso carro-chefe, que é a posse de bola, o passe e a habilidade.

Estamos na contramão de tudo o que está acontecend­o nosgrandes­centros.Lá,estão valorizand­o posse de bola, o futebol de aproximaçã­o, justamente aquilo que sempre vimos no nosso futebol. Num cenário mais amplo, o que mudou no futebol brasileiro após a Copa-2014?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil