Folha de S.Paulo

Produção de petróleo atinge menor nível desde 1989

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A produção de petróleo da Venezuela alcançou em outubro o nível mais baixo em 28 anos, informou nesta segunda-feira (13) a Opep (Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo).

A commodity é praticamen­te o único produto de exportação do país e a principal fonte de recursos do regime chavista, o que deve agravar a crise de desabastec­imento e dificultar o financiame­nto das atividades estatais.

Segundo dados fornecidos pelas autoridade­s venezuelan­as à organizaçã­o, a extração caiu de 2,09 milhões de barris para 1,96 milhão. Nas estimativa­s do mercado, porém, o número foi ainda menor —1,86 milhão de barris.

A renda auferida pela exportação de petróleo representa mais de 95% de todos os recursos que o país consegue em moeda forte. O dinheiro é usado também para sustentar os programas sociais e pagar os credores dos títulos da dívida pública.

Embora a petroleira PDVSA seja o motor financeiro do regime de Nicolás Maduro, a estatal sofre com a queda brusca do preço do petróleo, graves problemas operaciona­is e casos de corrupção envolvendo seus executivos.

Nesta segunda, o Ministério Público informou que dez executivos e ex-executivos da sucursal da empresa no leste venezuelan­o foram presos acusados de terem causado um prejuízo de US$ 1,16 bilhão por irregulari­dades na produção entre 2014 e 2017.

Procurador-geral designado pela Assembleia Constituin­te, Tarek William Saab disse que, nos três anos, os funcionári­os “fizeram trabalhos de maquiagem das cifras de produção para demonstrar eficiência” da filial.

Com eles, já são 42 os funcionári­os da petroleira presos sob a acusação de causar prejuízo aos cofres públicos. Sete deles são gerentes de alto escalão.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Francisco Monaldi, especialis­ta em mercado de petróleo latinoamer­icano, chamou a queda na produção de extraordin­ária e previu que ela se acentue nos próximos meses.

“Se compararmo­s em números anuais, podemos ver um impacto semelhante ao da greve de 2002 e 2003”, disse, em referência ao movimento sindical que paralisou a produção logo após a tentativa de golpe de Estado contra Hugo Chávez (1954-2013).

Embora a Opep não publique dados históricos sobre os volumes de petróleo produzidos por seus membros, a última vez que a Venezuela extraiu menos de 2 milhões de barris por mês foi em 1989.

Os números, porém, vêm caindo desde a morte de Chávez e desde a chegada de Maduro ao comando do país. A média mensal caiu de 2,654 milhões de barris em 2015 para 2,373 milhões no ano passado, segundo a Opep.

“A produção vem se deterioran­do em um nível alarmante. No ano que vem, poderemos ver uma nova queda de 10% na produção. Tudo isso no momento em que o país é alvo de sanções dos EUA e precisa reestrutur­ar sua dívida”, disse Monaldi.

O FMI projeta que o PIB venezuelan­o sofra uma queda de 12% neste ano, o quarto consecutiv­o em recessão. Desde 2014, a economia do país caribenho já encolheu 25%.

 ?? Presidênci­a da Venezuela - 12.nov.2017/Xinhua ?? Maduro mostra livro sobre Lênin em seu programa de TV
Presidênci­a da Venezuela - 12.nov.2017/Xinhua Maduro mostra livro sobre Lênin em seu programa de TV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil