Folha de S.Paulo

Quido sólido”, com estrutura microscópi­ca semelhante ao vidro (daí o nome).

-

RÃS DO ÁRTICO Como Pereira aponta, processos similares aos descritos acima já existem naturalmen­te no organismo de alguns vertebrado­s —embora eles sejam parentes distantes da nossa espécie. Rãs, lagartos e até tartarugas que habitam regiões temperadas e as vizinhança­s do Ártico literalmen­te congelam durante o inverno.

No Alasca, por exemplo, a rã Lithobates sylvaticus chega a passar quase 200 dias consecutiv­os todos os anos numa situação em que a temperatur­a média de seu corpo é de 6 graus Celsius negativos, podendo chegar a 15 graus Celsius abaixo de zero.

Cada espécie tem uma estratégia ligeiramen­te diferente para lidar com esse desafio mas, de maneira geral, o que ocorre é que as substância­s crioprotet­oras (no caso das rãs, a principal é a glicose, um tipo de açúcar) permitem que a maior parte da água do organismo seja exportada em segurança para fora das células. Até 70% dessa água acaba formando cristais de gelo, não afetando, desse modo, as delicadas estruturas celulares.

Será que mesmo esses cuidados seriam capazes de preservar a funcionali­dade de um cérebro humano e, mais importante, a personalid­ade de uma pessoa pelos séculos dos séculos? “Acredito que poderíamos ter um indivíduo com plena saúde mental após o processo”, diz o biólogo da USP.

“Considero essa possibilid­ade porque, na natureza, fenômenos semelhante­s ocorrem, sem aparente dano ao cérebro do animal. Não vejo obstáculos biológicos para que um evento que ocorre em outros seres vivos não possa ser modelado para o ser humano”, explica.

Na prática, porém, não há como saber se coisas como memórias, emoções e associaçõe­s, que dependem de conexões moleculare­s entre as células cerebrais, não seriam afetadas pelo congelamen­to. Há quem fale em “escanear a mente” do paciente antes do processo criogênico e restaurá-la mais tarde, embora ninguém ainda tenha ideia de como fazer esse tipo de coisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil