Folha de S.Paulo

Nos EUA, Marin responsabi­liza Del Nero

Defesa de ex-presidente diz que atual número 1 da CBF era quem mandava quando supostos crimes foram cometidos

- SILAS MARTÍ

Em prisão domiciliar nos Estados Unidos, cartola é acusado de receber propina em contratos de direitos da confederaç­ão

americano, na primeira apresentaç­ão do caso aos jurados.

Ele acusou ainda Napout, ex-presidente da Conmebol e ex-vice-presidente da Fifa, e Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol, de participar­em do esquema.

“Quando assinavam contratos, os réus recebiam propinas e fizeram de tudo para manter os pagamentos em segredo”, disse Edelman. “Eles recebiam malas de dinheiro, falavam em código e usavam o nosso sistema bancário.”

Muitas das testemunha­s que estão sendo chamadas a depor pela Justiça americana, aliás, são réus que fecharam acordos de colaboraçã­o com autoridade­s do país.

Os advogados da defesa não têm a lista completa dos nomes que serão chamados, mas antecipara­m alguns deles no primeiro dia do julgamento, entre eles o empresário argentino Alejandro Burzaco, que dirigia a Torneos y Competenci­as, o colombiano Luis Bedoya, ex-vice-presidente da Conmebol, e o venezuelan­o Rafael Esquivel, exchefe do futebol de seu país.

O advogado de Marin lembrou ao júri que esses depoimento­s são fruto de acordos de delação premiada.

“São pessoas que tentaram fazer com que coisas que soassem criminosas aparecesse­m nas gravações”, afirmou o advogado. “Vão ouvir versões de testemunha­s que já assumiram sua culpa.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil