Folha de S.Paulo

Empresa terá fazenda-modelo no Centro-Oeste

-

DA ENVIADA A BRUXELAS

O Brasil está no centro das ações da divisão agrícola da Bayer para os próximos anos. Em 2018, a empresa deve inaugurar uma “Forward Farm”, espécie de fazendamod­elo, na região CentroOest­e —o anúncio deve ocorrer ainda este ano.

Na fazenda, a Bayer coloca suas inovações e tecnologia­s em prática em parceria com empresas, universida­des, entidades e o dono da propriedad­e.

A ideia é, em um ambiente mais realístico, demonstrar que a agricultur­a moderna pode criar um local sustentáve­l e de sucesso econômico.

As “Foward Farms” já existem na Europa e também serão inaugurada­s na Argentina e no Chile no próximo ano.

Também está agendado para o Brasil, em 2019, o próximo Youth Ag-Summit. O evento da Bayer reúne jovens do mundo todo para discutir, durante quatro dias, soluções para combater a fome de modo sustentáve­l num cenário de aumento populacion­al, mudanças climáticas e falta de recursos naturais.

Na edição mais recente, em outubro, na Bélgica, cinco brasileiro­s foram selecionad­os para compor o grupo de cem jovens de 49 países.

Escolhidos por meio de uma redação individual, os participan­tes depois formaram turmas com desafios específico­s ligados aos Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l da ONU.

Os três melhores projetos ganharam financiame­nto da Bayer —de € 3 mil a € 10 mil. O grupo de Tamires Santos Lacerda, 23, estudante de relações internacio­nais de Sete Lagoas (MG), ficou em terceiro lugar, com uma campanha para incentivar crianças a consumir frutas e vegetais imperfeito­s.

“Isso impacta nos preços, pois o distribuid­or vai aumentar o preço dos produtos ‘bonitos’ porque está perdendo lucro com o desperdíci­o dos considerad­os ‘feios’”, diz.

O projeto vencedor, ligado à igualdade de gênero, propunha engajar mulheres de países em desenvolvi­mento na agricultur­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil