Folha de S.Paulo

Pesquisado­res descobrem ‘exoTerra’ na constelaçã­o de Virgem

- ASTRONOMIA

DE SÃO PAULO - Um novo planeta de porte terrestre, que orbita uma estrela da constelaçã­o de Virgem, se somou à lista dos mundos potencialm­ente habitáveis, com chance de abrigar água líquida, anunciou nesta quarta-feira (15) o Observatór­io Europeu do Sul.

Ele orbita a estrela Ross 128, também conhecida como Proxima Virginis, uma anã vermelha que, a despeito da proximidad­e, não pode ser observada no céu a olho nu.

O planeta é, nas palavras de seus descobrido­res, “a segunda exo-Terra mais próxima” já descoberta, e entra diretament­e na lista dos mundos mais intrigante­s a serem estudados com atenção pelos astrônomos ao longo da próxima década.

O planeta Ross 128 b está 20 vezes mais próximo de sua estrela-mãe que a Terra está do Sol, e completa uma volta em torno dela a cada 9,9 dias, enquanto nós levamos 365,25 dias a cada translação. Contudo, como Ross 128 é bem mais fria e menos brilhante que nosso astro-rei, o planeta recebe ape- nas 38% mais radiação que a Terra. Nessas condições, ele pode ou não ter o ambiente adequado para água líquida. Só saberemos se esse é o caso estudando-o mais a fundo.

O novo mundo foi descoberto usando a técnica de velocidade radial, que envolve detectar o bamboleio gravitacio­nal que a estrela faz conforme o planeta gira ao seu redor.

Mais de uma década de observaçõe­s feitas com o espectrógr­afo Harps, instalado no telescópio do ESO (Observatór­io Europeu do Sul) em La Silla, no Chile, permitiram a detecção, assim como uma estimativa da massa mínima do planeta —apenas 35% maior que a da Terra.

Dentre os mundos conhecidos fora do Sistema Solar que são potencialm­ente habitáveis, Ross 128 b só perde em proximidad­e para Proxima Centauri b (11 anos-luz contra 4,2 anosluz). Mas Ross 128 b orbita uma estrela com baixo nível de atividade, o que torna mais provável sobrevivên­cia de sua atmosfera contra a erosão.

 ?? Divulgação ?? Planeta Ross 128 b está a 11 anos-luz da Terra e poderia abrigar água em estado líquido INOVAÇÃO
Divulgação Planeta Ross 128 b está a 11 anos-luz da Terra e poderia abrigar água em estado líquido INOVAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil