Folha de S.Paulo

‘Amizade improvável’ entre rapper negro e aposentada branca comove EUA

- DANIEL VICTOR

Um voo levou Spencer,22, a encontrar Rosalind, 81, pessoalmen­te na Flórida; ambos se conheceram por jogo de videogame

Spencer Sleyon, rapper e produtor de 22 anos do East Harlem, e seus amigos estavam conversand­o sobre quem eram seus melhores amigos.

Quando chegou sua vez, Sleyon disse: “Minha melhor amiga é uma mulher branca de 81 anos que mora numa comunidade de aposentado­s na Flórida”.

Que fique claro: ele estava exagerando. Os dois não eram exatamente melhores amigos. Mas ela era amiga dele, e a brincadeir­a desencadeo­u uma sequência de acontecime­ntos que levou Sleyon a embarcar num avião para Palm Beach para um encontro com Rosalind Guttman, a mulher que até então ele conhecera apenas pelo videogame Words With Friends.

“Quando a gente se conheceu, foi tão natural. Não foi nada espetacula­r, não foi diferente de conversar com qualquer outro dos meus amigos”, disse ele.

A julgar pela enxurrada de reações positivas no Twitter, parece que as pessoas gostaram de ouvir sobre a amizade improvável que nasceu a despeito das inúmeras divisões que frequentem­ente dividem as pessoas.

A amizade entre Sleyon e Guttman começou quando o Words With Friends, um game semelhante a Palavras Cruzadas que é jogado no smartphone, direcionou os dois, que não se conheciam, para jogar juntos, meses atrás. Eles acabariam por jogar centenas de vezes juntos.

No início eles se limitavam a jogar e não fizeram uso da função bate-papo do aplicativo, que muitas vezes é usado para trocar comentário­s sobre o jogo. Mas em pouco tempo começaram a discutir acontecime­ntos e detalhes sobre suas vidas, incluindo os planos de Sleyon de se mudar de Silver Spring, Maryland, para Nova York para perseguir seus sonhos de trabalhar com música.

Eles jogavam quase todos os dias. Batiam papo “normal, sobre as coisas do dia a dia”, contou o rapper. Mas as obrigações da vida acabaram por interferir, e ele ficou sem tempo para continuar.

Sleyon decidiu deletar o aplicativo, mas fez questão de se despedir de Guttman primeiro. Antes de partir, perguntou se ela tinha algum conselho a lhe dar.

“Seja o que for que você quiser da vida, vá lá e agarre”, ela o aconselhou.

Meses depois de se mudar para Nova York, Sleyon decidiu reinstalar o game e imediatame­nte voltou a jogar com Guttman. Mas ele não tinha planos de encontrá-la pessoalmen­te, até que Amy Butler, a mãe de um de seus amigos, ouviu-o falando sobre sua amiga online.

Butler, que é pastora na igreja Riverside, em Manhattan, queria contar uma história sobre a amizade deles, então pediu que Sleyon a pusesse em contato com Guttman. Depois de as duas conversare­m ao telefone, Butler decidiu que um encontro cara a cara entre Guttman e Sleyon “realmente daria o arremate final à história”, segundo ela.

Então ela e Sleyon tomaram um avião para a Flórida

 ?? Rev. Amy Butler/ The New York Times ?? Spencer Sleyon e Rosalind Guttman, em Palm Beach
Rev. Amy Butler/ The New York Times Spencer Sleyon e Rosalind Guttman, em Palm Beach

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil