Folha de S.Paulo

Maduro proíbe oposição de tentar Presidênci­a

Ditador que impedir que siglas que boicotaram pleito municipal disputem novas eleições

- NELSON DE SÁ

O ditador venezuelan­o Nicolás Maduro disse que os partidos de oposição que boicotaram a eleição municipal deste domingo (10) não poderão disputar a Presidênci­a em 2018, quando ele irá tentar a reeleição.

“Um partido que não participou hoje não poderá participar mais” disse em discur- so transmitid­o pela TV. Segundo ele, caberá a Assembleia Nacional Constituin­te, órgão controlado pelo chavismo, confirmar a decisão.

Dos quatro principais partidos de oposição, apenas um apresentou candidatos para o pleito deste domingo, que vai definir o prefeito de todos os 335 municípios do país. Não há previsão de quando os resultados serão divulgados.

Primeira Justiça, Ação Democrátic­a e Vontade Popular decidiram não disputar a eleição porque consideram que a votação não seria justa. Segundo eles, Maduro e seus aliados manipulara­m o sistema para garantir a vitória.

A decisão de não disputar o pleito aumentou o racha dentro da coalizão oposicioni­sta MUD (Mesa da Unidade Democrátic­a), em crise des- de as eleições para governador em outubro, quando os chavistas ganharam em 18 dos 23 Estados apesar da crise que assola o país.

Na sequência, Maduro anunciou que os eleitos teriam que jurar fidelidade à Constituin­te. A MUD se opôs, mas quatro de seus cinco eleitos fizeram o juramento, acirrando ainda mais a divisão interna do grupo.

 ?? Presidenci­a de Venezuela /Xinhua ?? Nicolás Maduro após votar neste domingo (10) em Caracas
Presidenci­a de Venezuela /Xinhua Nicolás Maduro após votar neste domingo (10) em Caracas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil