Folha de S.Paulo

Com isso, busca minimizar os riscos de insucesso desses projetos que, em geral, são maiores.

-

de sistema para medir a quantidade de oxigênio presente em equipament­os medicinais que envia informaçõe­s para companhias de cuidados médicos em domicílio, será desenvolvi­do no Cesar, centro de pesquisa de Recife.

Além dos recursos vindos da Embrapii, a empresa também conseguiu subsídio de 70% do Sebrae para a parte do desenvolvi­mento que deveria arcar.

Segundo Junior, o processo para análise do projeto e liberação dos recursos e início dos trabalhos levou cerca de quatro meses, o que ele considera rápido.

“Quando você busca um investidor e as coisas se concretiza­m de forma positiva, sem ser uma grande perda de tempo e energia, você leva de seis meses a um ano.” DIVISÃO DE RISCOS A Nexar (antiga Votorantim Metais) possui 10 projetos com a Embrapii, entre eles iniciativa­s envolvendo substituiç­ão de combustíve­is fósseis por renováveis e para utilização de resíduos da mineração.

Rodrigo Gomes, gerente de inovação da empresa, explica que a companhia busca a parceria com a instituiçã­o para ter acesso a pesquisado­res especializ­ados nos centros de desenvolvi­mento parceiros.

A empresa prioriza as iniciativa­s de inovação que considera mais transforma­doras para inserir nesse tipo de parceria. DEMANDA MENOR O BNDES atribui a diminuição dos financiame­ntos à inovação a queda da demanda por eles provocada pela recessão econômica, que compromete­u a geração de receita e obrigou as empresas a cortar custos.

Por outro lado, o percentual dos desembolso­s para inovação frente ao total feito pelo banco seguiu em patamar estável durante a crise, de cerca de 4%, o que Julio Ramundo, superinten­dente da área de indústrias de base do banco, diz ser visto como positivo.

Ramondo afirma que, como alternativ­a, o banco desenvolve modelos de apoio ao desenvolvi­mento de negócios inovadores que envolvem maior tomada de risco.

Entre eles, o banco anunciou em novembro a criação de um fundo para investir em start-ups em parceria com investidor­es-anjo e outro com a Finep, para apoiar empresas que estão dentro de incubadora­s. Em cada iniciativa, o BNDEs compromete­rá R$ 40 milhões.

O BNDES também realiza estudo, junto a consultori­a Roland Berger, para encontrar caminhos que permitam ampliar a fatia dos gastos com inovação no orçamento do banco, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil