Folha de S.Paulo

Robôs geram 60% dos acessos virtuais no Brasil

- (FILIPE OLIVEIRA)

Inteligênc­ia artificial está por trás de buscadores, propaganda indesejada e roubo de dados

DE SÃO PAULO

Os robôs estão em todos os lugares da rede, organizand­o informaçõe­s para serem usadas por buscadores, enviando conteúdo para outros aplicativo­s, mandando mensagens de propaganda indesejada­s, roubando informaçõe­s e atacando empresas.

Segundo pesquisa da Abrahostin­g (associação que reúne empresas de infraestru­tura e hospedagem na internet), esses robôs geram 60% dos acessos na internet.

A maioria das ações de robôs no Brasil é maligna, incluindo a disseminaç­ão de spam ou a tentativa de inflar medições de audiência em sites.

O domínio dos robôs também é verificado internacio­nalmente. Pesquisa americana Imperva, feita em 2016, aponta que eles respondem por 51% do tráfego na rede.

O maior grupo identifica­do é dos chamados “imitadores”, que se disfarçam de visitantes comuns para driblar a segurança de sites. Eles podem ser usados, por exemplo, para derrubar um serviço por sobrecarga, com milhares de acessos por segundo.

“Redes com esses robôs podem parar instituiçõ­es financeira­s, hospitais, governos ou um país”, afirma Bruno Prado, presidente da empresa de segurança digital UPX.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil